Por: Lucimara

Tireóide que emagrece sintomas

O hipertireoidismo é uma doença que pode desencadear uma série de complicações. Veja informações sobre essa doença e saiba como tratá-la.

Mulher apalpando a tireoide

Pessoas com hipertireoidismo normalmente ficam com a glândula aumentada.

A tireóide é uma glândula endócrina que se localiza no pescoço, a qual é responsável pelo bom funcionamento do nosso metabolismo. Quando a tireóide está desregulada ela provoca diversas alterações no nosso metabolismo, podendo deixar o mesmo mais lento ou mais acelerado.

Quando a produção de hormônios está exagerada o metabolismo fica acelerado, recebendo o nome de hipertireoidismo, que é a tireóide que emagrece.

Esta disfunção é bastante comum em mulheres com idade entre 20 e 40 anos. Podendo ser desencadeada por diversos fatores, como excesso de iodo na alimentação ou inflamação da glândula.

Para diagnosticar a doença são necessários exames físicos e laboratoriais, como exame de sangue, o qual permite visualizar os níveis hormonais. Os sinais e sintomas do hipertireoidismo variam de pessoa para pessoa, por isso é bom ficar atento, pois a doença pode acabar afetando sua qualidade de vida.

O que é o hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma doença autoimune, onde o organismo cria anticorpos contra a própria tireoide, estimulando a glândula a produzir mais hormônios. Fazendo com que o metabolismo fique muito acelerado, provocando alguns desconfortos.

Um dos principais sinais do hipertireoidismo é o emagrecimento, que acontece devido à aceleração do metabolismo. Normalmente, a glândula fica bastante aumentada.

Sinais e sintomas

Médica examinando paciente idosa

Como já mencionamos acima, os sintomas da tireóide podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais são bem visíveis como nervosismo, irritação, hiperatividade, taquicardia e aumento da glândula.

Os sintomas causados pelo alto nível de hormônio fazem com que as pessoas com essa doença se tornem mais intoleráveis ao calor, assim como também podem acontecer alterações menstruais, diarreia, alterações na aparência das unhas, dos cabelos e perda de peso.

Tratamento para hipertireoidismo

O principal objetivo do tratamento de hipertireoidismo é diminuir os níveis de hormônio, que pode ser feito com a ajuda de medicamentos. Normalmente, o tratamento consiste em tornar o hipertireoidismo em hipotireoidismo, doença mais fácil de ser tratada e controlada.

Disfunções na tireóide podem ocasionar diversos problemas de saúde, por isso é importante manter atenção redobrada com relação a esta glândula, onde a realização de exames periódicos é essencial.



2 Comentários Quero Comentar!

  • ivaneide de frança lima da silva

    gostaria de saber qual o nome do medicamento que posso tomar para hipertiroidismo.

  • maria

    levotiroxina esse é bom para hipertieoide

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!