Por: Fabio Brum

Tipos de danças brasileiras

Em nosso território temos diversos tipos e ritmos de danças brasileiras sendo ela cada uma tradicional dentro das suas culturas e regiões.

Frevo é uma das danças brasileiras mais apreciadas pelos brasileiros.

As danças brasileiras se tornam comuns na medida de suas culturas e tradições regionais.

Danças brasileiras é uma mistura de ritmos e sons oriundos de diversos lugares, estados, regiões e até mesmo as tradições dos povos que passam a ser atração em muitas danças.

Em cada uma das regiões do país temos uma dança ou ritmo tradicionais, dentre todas as danças brasileiras as mais conhecidas são o frevo, baião, samba, maxixe, gafieira e o xaxado onde muitas delas recebem influencias árabe, africanas e até mesmo indígenas.

Não podemos deixar de citar também as danças folclóricas muito tradicionais em algumas regiões do país além dos contos e lendas que são contados pelos mais velhos, sob as lendas dos animais folclóricos ou experiências inusitadas que já viveram.

Danças brasileiras

Abaixo seguem alguns tipos de danças brasileiras e que fazem sucesso em todo o Brasil, veja algumas delas e as suas origens.

Maracatu

Acredita-se que o maracatu surgiu por volta de 1700 e trazida pelos portugueses até o Brasil, onde a dança possui partes com coreografias e teatro acompanhados por músicas e dançarinos. O maracatu também passou a ser utilizado no carnaval além da participação de instrumentos como ganzás e zabumbas.

Ritmo do maracatu

Bumba meu boi

Sendo ele também um dos símbolos folclóricos do Brasil, o Bumba meu Boi mescla teatro, dança e música sendo praticado em diversas regiões do país. Os personagens cantam, dança, e contam a história de como o boi morreu e se ressuscitou depois de ter a sua língua cortada.

Ritmo do bumba meu boi

Frevo

Esta é uma dança característica do estado do Pernambuco surgindo por volta de 1910, atualmente é uma das mais vertentes do Carnaval do Brasil. A dança é composta por diversas pessoas que dançam um único ritmo com passos muito bem elaborados e rápidos. Tendo a possibilidade de improvisar na medida da evolução da música.

Ritmo do frevo

Samba

O ritmo chegou junto aos negros no Brasil que inicialmente era dançado apenas nas senzalas pelos escravos. Um dos primeiros estados a desfrutarem deste ritmo foram Rio de Janeiro, Maranhão e a Bahia tendo a percussão com batidos dos pés, já o samba de roda surgiu na África e também foi trazida pelos escravos.

Ritmo do samba

Forró

O forró são as danças típicas da região nordeste do país praticado em todos os eventos, pois diante a imprecisão do termo não há um consenso quanto à definição musical sendo ele associado com outros ritmos da mesma região como xaxado, baião e quadrilhas, as quais possuem influencias holandesas no qual o xote veio de Portugal.

Ritmo do forró

Axé

Este gênero musical surgiu no estado da Bahia em meados da década de 1980 no decorrer das manifestações populares do Carnaval de Salvador. Hoje é possível saber que nem todas as músicas baianas são de axé já que existe o samba-reggae que é representado pelo Bloco Afro Olodum e também o Samba de Roda tocando diversas variações com bandas percussivas como Filhos de Ghandi e outros.

Ritmo do axé



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!