Por: Lucimara

Tigres Asiáticos resumo

Usamos o termo Tigres Asiáticos para designar quatro países e territórios da Ásia. Confira no post algumas informações sobre o assunto.

Cidade iluminada vista panorâmica

Tigres Asiáticos são alguns importantes países da Ásia.

O termo “tigres asiáticos” é utilizado para designar quatro países e territórios da Ásia: Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong (região administrativa da República Popular da China) e Taiwan (República da China).

Tais países obtiveram um rápido crescimento econômico, industrial e tecnológico entre as décadas de 1970 e 1990 e por isso recebem esse nome. O termo “tigre” está relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia.

Para conseguir este desenvolvimento utilizaram uma política de baixos impostos, incentivos às exportações, abertura para a entrada de capital estrangeiro, forte participação da economia no mercado, investimentos em tecnologia e educação, inserção na globalização e grande oferta de mão de obra barata e disciplina.

Com esta estratégia, conseguiram desenvolver produtos com tecnologia agregada e preços competitivos. A economia desses direcionou-se principalmente para o mercado externo. Tornando-se países que apresentam altos volumes de exportação.

Atualmente, além do desenvolvimento econômico, tais países são considerados países que apresentam ótimos índices educacionais e sociais.

Coréia do Sul

Coréia do Sul

A Coreia do Sul localiza-se em uma estreita península que forma uma ponte histórica entre a China e o Japão. Atualmente, é dividida entre Coreia do Norte (comunista) e Coreia do Sul, um dos Tigres.

Além das indústrias, a Coreia ainda produz algas, possui pesca em grande quantidade, produz arroz, frutas e verduras. Lembrando que ainda tem criação de porcos, galinhas e gado.

Cingapura

Cingapura

Esta localizada no sudeste da Ásia. A República de Cingapura é uma cidade-estado ligada ao continente por uma ponte com rodovia e ferrovia. É uma metrópole moderna e um dos portos mais movimentados do mundo.

Tem grande destaque o refino de petróleo, indústrias eletroeletrônicas, equipamentos de engenharia e de precisão. Na agricultura, possui um cultivo intensivo, embora haja pouca terra disponível. Por se tratar de um país muito pequeno, não é autossuficiente em comida, arroz, vegetais e carne, onde precisam importar.

Taiwan

Taiwan

Taiwan localiza-se no Mar do Sul da China. Trata-se de um arquipélago, cuja maior ilha é Formosa, assim chamada pelos marinheiros portugueses que passaram por lá no final de 1500.

A economia é baseada em exportações de manufaturados e na sua força de trabalho. A indústria é especializada em produtos têxteis, rádios televisores, brinquedos, toca-fitas, etc. Também possui indústria pesada, incluindo ferro, aço, automóveis e produtos derivados de petróleo.

Hong Kong

Hong Kong

Hong Kong localiza-se no sudeste da China, no delta do Rio Pérola, no centro da região que mais cresce no mundo. Suas facilidades e taxas mínimas atraem investidores do mundo todo. Hong Kong é a meca da moda, compras e diversões da Ásia.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

  • Amoravida Televisão

    Reta Final De Amor À Vida

  • mulher se alimentando

    Alimentos Que Fazem Bem Aos Cabelos, Pele E Unhas

  • dicas-poupar-dinheiro

    Dicas Para Poupar Dinheiro Em 2014

  • rastreadores para carros (11) Destaque

    Características Do Novo Up Da Volkswagen

  • labirintite-ilustracao

    O que é Labirintite?

Cadastre-se!

Compartilhe!