Por: Davi

Terceiro pino: quebrar ou não?

Sabe aquele terceiro pino das tomadas, as vezes atrapalha um pouco não é mesmo? E então, arrancar ou não arrancar tal acessório do cabo de energia?

Desde o ano de 2010, o Brasil teve de adotar um novo padrão de tomadas e plugues, sendo o IEC 60906-1. Através dele, modelos mais recentes de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos são obrigatoriamente equipados com o terceiro pino.

Com isso surge a dúvida, quebrar ou não quebrar o terceiro pino do cabo de energia? É errado remover esse pino? Se não posso remover como vou conectar o cabo de energia na tomada de apenas dois pinos?

Porém antes de responder esta perguntas, vamos entender o verdadeiro motivo para a troca de tomadas e padronização das mesmas.

Porque surgiram as tomadas com o terceiro pino?

plugue terceiro pino

No país existiam 12 tipos de plugues de cabos de energia e 8 tipos de tomadas, o que fazia com que muita gente tivesse que utilizar um adaptador para ligar seus aparelhos elétricos.

Os adaptadores, conhecidos como “T” ou “Benjamins” fazem com que possa haver uma sobrecarga, além disso, os mesmos podem conter uma potência diferente, o que também pode gerar problemas.

Agora com a mudança, apenas dois modelos de plugues estão homologados, sendo o de dois pinos redondos e o de três pinos redondos, enquanto as tomadas possuem uma cavidade sextavada e orifícios de 4mm ou 4,8mm.

O terceiro pino

estabilizador com terceiro pino

O terceiro pino é o “pino terra”, ele é o que faz com que o aparelho tenha um aterramento adequado, para que possa isolar cargas superiores de energia que não são utilizadas no aparelho e que podem danifica-lo.

Deste modo o pino terra se encontra com o fio terra, fazendo com que o usuário não sofra nenhum choque ao ligar o aparelho, caso este esteja com sobrecarga ou curto-circuito.

E então cortar ou não?

Não corte e não use adaptadores (benjamins). Cortar resultará na vulnerabilidade do aparelho em receber variações de carga, o que mesmo caso esteja conectado à um estabilizador, pode fazer com que o mesmo tenha perda de componentes.

E conectar à um adaptador fará com que além de perder a aterragem ainda o deixe com maiores variações de carga.

Sendo assim, a melhor coisa a se fazer é colocar a tomada adequada no local onde deve ser ligado o aparelho, caso haja mais de um, compre um estabilizador de parede ou implante mais tomadas, embora saia um pouco mais caro, prevenirá de ter uma perda maior, no caso os aparelhos.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!