Por: Davi

Temas da atualidade para concursos

Preocupado com possíveis temas abordados nas provas de 2012? Então confira aqueles que poderão cair em concursos, Enem e vestibulares.

 

Estudar os temas da atualidades lendo revistas, jornais, sites e outros meios de informação é uma tarefa obrigatória de todo e qualquer aluno que pensa em prestar provas para concursos, Enem e outros vestibulares.

Temas abordados em concursos

Embora não exista nenhuma prova específica de atualidades, os temas sobre assuntos atuais normalmente caem em todas as disciplinas abordadas. Geografia pega mais a parte de finanças, história aborda os acontecimentos atuais, biologia os ecossistemas e assim por diante, de forma geral  todas as matérias envolvem acontecimentos da atualidade.

TEMAS DA ATUALIDADE

Outra coisa que ajuda os candidatos após passarem grande parte do seu tempo estudando e lendo sobre acontecimentos atuais é que assim eles treinam sua capacidade de leitura, ferramenta essa muito importante durante as provas, onde os candidatos normalmente terão de ler enunciados longos e com grandes conteúdo de informação.

Temas da atualidade

Sendo assim, é essencial adquirir o habito de leitura para passar sem dificuldades pela parte da interpretação dos enunciados.

Existem muitos temas atuais que podem ser abordados nos concursos e vestibulares, separamos alguns deles logo abaixo, mas é importante lembrar que  esses assuntos mudam do dia para noite, por isso fique atento aos jornais, noticiários e revistas de atualidades.

prova-do-Enem-2011

Energia – Acidente nuclear do Japão

Lâmpada eletrica

Como o assunto envolve energia possui presença garantida nas provas. Os professores mais experientes aconselham que estudem sobre os acontecimentos das usinas no Japão e também assuntos que envolvem o tema ao redor do mundo, como por exemplo: O fechamento das usinas da Alemanha, o plano de construção de usinas no Brasil até 2030 e outros acontecimentos relacionados.

Meio ambiente – Sustentabilidade, novo código florestal e Rio+20

Floresta Amazônica

Questões sobre o meio ambiente são comuns em concursos e provas do Enem e vestibulares. Como no Brasil ainda acontece a discussão sobre o novo Código Florestal, o debate entre ambientalistas e ruralistas, há possibilidade de cair sobre o tema de atualidade. Além disso, é importante não esquecer-se do Rio+20, reunião que acontecerá na capital fluminense.

Meio ambiente – Catástrofes naturais e derramamento de petróleo

Tsunami no Japão

Outros temas que poderão cair sem dúvidas é sobre os derramamentos de petróleo que aconteceram no Brasil, o primeiro em novembro de 2011 e o segundo em março de 2012. Além disso poderemos ver também questões sobre as catástrofes naturais que vêm assolando as diversas regiões do Brasil e do mundo, como por exemplo: enchentes, terremotos, deslizamentos, entre outros que devem sem dúvidas serem olhados com atenção.

Tecnologia – Internet

Internet

O tema de 2011 foi “Viver em rede no século XXI”. Isso porque, ao que tudo indica, a internet é assunto não só no Brasil como no mundo. A internet está sendo utilizada como catalisador de mobilizações sociais, fazendo com que até mesmo o governo sírio venha a bloquear sites e redes sociais para evitar protestos contra o governo árabe. Sendo assim, um tema muito interessante para ser estudado, pois provavelmente poderá cair nas provas.

Economia – Crise econômica mundial

Economia

O descontrole das contas públicas, a indisciplina de alguns países da zona do euro, em especial a Grécia, fizeram com que o a crise mundial se alastrasse para todos os lados.

A grande maioria da população grega encontra-se desempregada, em seguida, a Itália entra em recessão oficial de sua economia, enquanto na Espanha a dívida pública bateu recorde. Estes e outros assuntos relacionados à economia levaram não só os países do velho mundo como até mesmo o Brasil a sofrer graves consequências.

Geopolítica – Brasil e mundo

Garota Síria

Temas sobre geopolítica são muito comuns em concursos e vestibulares. Para esse ano, com certeza, virão as questões que envolvem a Primavera Árabe, a onda de protestos que varreu do governo políticos como Hosni Mubarak e Zine El Abidine Bem Ali.

Além disso, perguntas sobre Guerra Fria, Guerra das Malvinas e outras podem aparecer nos questionários.

Cidadania – Eleições

Urna eletrônica

De acordo com alguns professores especialistas, questões sobre as eleições brasileiras poderão cair nas provas. Isso porque neste ano acontecerão as eleições municipais e, sendo assim, provavelmente cairão questões sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Aula de atualidade

Estes são alguns dos prováveis temas que irão cair sobre as provas de concursos, Enem e provas de vestibulares. Por isso, procure-se manter atualizado de todos os acontecimentos, sejam eles nacionais ou internacionais.



1 Comentário Quero Comentar!

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!