Por: Fabio Brum

Tabela periódica para colorir

Com a tabela periódica conseguimos entender a classificação dos elementos químicos. Veja algumas tabelas periódicas para colorir.

Durante o período escolar a tabela periódica é muito utilizada pelos estudantes na aula de química onde nela é feita a disposição sistemática dos elementos na forma de uma tabela em razão das suas propriedades, pois através delas conseguimos prever o comportamento dos átomos e das moléculas formadas.

Portanto a tabela periódica se consiste em um ordenamento de elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades químicas e físicas nos quais os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Contudo o ordenamento proposto na tabela foi pelo químico russo Dmitri Mendeleiev substituindo assim a massa atômica.

Mendeleiev conhecia apenas 60 elementos químicos e com o passar dos anos ela sofreu muitas mudanças e descobertas através de outros químicos, mas sempre respeitando a estrutura na qual foi mantida separadas em grupos na qual foi formada após diversos estudos considerando o número atômico de cada elemento.

Tabela periódica completa já colorida.

Importância da tabela

Através da tabela periódica conseguimos identificar os períodos, as famílias, as propriedades periódicas, fazer cálculos e também sobre os elementos químicos como as suas ligações, eletronegatividades, afinidade eletrônica, potencial de ionização dentre outras coisas.

Além do que no site Tabela Periódica completa você encontra tudo sobre as tabelas, as famílias períodos e tudo mais totalmente gratuito.

Períodos

Os elementos de um mesmo período tem a mesma quantidade de camadas eletrônicas as quais são correspondentes ao número do período, onde os elementos conhecido até o cobre são sete períodos que são denominados de acordo com a sequência de letras K-Q ou também de acordo com o número quântico principal –n.

Vejam quais são os períodos:

(1ª) camada K – n = 2s
(2ª) Camada L – n = 8s
(3ª) Camada M – n = 18s
(4ª) Camada N – n = 32s
(5ª) Camada O – n = 32s
(6ª) Camada P – n = 18s
(7ª) Camada Q – n = 8s

Vídeo explicativo sobre a definição da tabela

Classificação dos elementos na tabela periódica

Dentro da tabela periódica todos os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos os quais recebem o nome de séries químicas segundo a sua configuração eletrônica.
Vejam quais são os elementos:

- Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
– Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
– Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídios.
– Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.

Contudo eles também podem ser classificados de acordo com as suas propriedades físicas nos grupos abaixo:

- Metais.
- Semimetais ou metalóides (termo não mais usado pela IUPAC: os elementos desse grupo distribuíram-se entre os metais e os ametais).
- Ametais (ou não metais).
- Gases nobres.
- Hidrogênio.

Contudo para que você possa fixar melhor os elementos da tabela periódica e entender melhor como ela funciona, abaixo seguem algumas tabelas periódicas para colorir que você pode treinar em casa ou no caso dos professores aplicarem a atividade na sala de aula.

Fotos de tabela periódica para colorir

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!