Por: Fernanda

Sintomas de gravidez psicológica canina

Existe sim gravidez psicológica em cães, claro que do sexo feminino, que precisa ser tratado e tomar diversos cuidados com a cachorra.

São muitos os benefícios dos animais de estimação para nós seres humanos, mas eles como nós também podem passar por problemas de saúde.

É possível perceber que a sua cachorra está com gravidez psicológica após observar que ela está fazendo ninho com os paninhos de sua casinha, chora muito e se comporta de maneira diferente. É perceptível também as suas mamas cheias de leite mesmo que você tenha certeza de que ela não cruzou.

Estes são pequenos sinais da gravidez psicológica, que aparece normalmente logo após ela ficar no cio e não cruzar, podendo acontecer em cachorras que já cruzaram ou em cachorras virgens, mas é mais comum em cachorras virgens, podendo aparecer logo no primeiro cio.

Sendo assim os sintomas são iguais aos de uma gravidez real, ou seja, falta de apetite, muita vontade de brincar e de ficar perto dos humanos, posse ou proteção exagerada de um objeto, podendo ser ursinhos, sapatos, pedaços de panos, podem inclusive apresentar um comportamento agressivo.

Estes sintomas duram aproximadamente 2 meses e o que você pode fazer é apenas ter paciência e deixar a cachorra “curtir os seus bebês”, mas existem medicamentos específicos para tratar este comportamento e até mesmo para secar o leite. Por isso o mais indicado é a procura de um veterinário para que ele sim possa afirmar qual o melhor tratamento no caso de sua cachorra.

A única maneira de evitar é através da castração da cachorra, na verdade chamada de histerectomia, onde será extraído completamente o útero, as trompas e o ovário, lembrando que é preciso ser retirado completamente, pois qualquer vestígio de um destes órgãos poderá ocorrer novamente a gravidez psicológica.

A castração precoce também diminui os riscos de câncer de mama e de útero, aumenta a vida saudável da cachorra em 3 anos, além de reduzir a agressividade. Então novamente procure o veterinário para saber qual é a melhor forma de evitar que estas situações aconteçam novamente, para que a sua cachorra não sofra com a gravidez psicológica.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!