Por: Davi

Símbolos religiosos e seus significados

Procurando mais sobre símbolos religiosos e seus significados? Encontre aqui maiores informações sobre os mesmos e suas funções nas religiões.

Cruz

Aprenda mais sobre os símbolos sagrados

Como sabemos, atualmente existem centenas de religiões pelo mundo, sendo algumas bem conhecidas, e outras nem tão conhecidas assim. Com isso, sabemos também que tais religiões possuem símbolos religiosos de grandes significados para as mesmas.

Pensando sobre o assunto, trouxemos aqui nesta matéria algumas informações e significados de símbolos religiosos para que você venha entender um pouco mais sobre o mesmo caso encontre algum destes símbolos pela rua.

Abaixo veja os símbolos religiosos e seus significados e deixe seu comentário ao fim da matéria caso queira mais informações sobre algum símbolo, ou também, se desejar dar mais informações sobre algum destes.

Símbolos religiosos e seus significados

Estrela de Davi – Judaísmo

Estrela de Davi

Dois triângulos, um inverso ao outro, representam a união e equilíbrio entre céu e Terra. Diz-se que o símbolo surgiu também devido as iniciais do nome do Rei Davi, e que o mesmo era utilizado como símbolo de proteção aos seus soldados, sendo utilizado nos escudos e armaduras do exército do rei, significando-se assim então como “proteção”.

OM – Hinduísmo

OM

É a forma escrita em sânscrito de um mantra hindu. O mesmo é o principal mantra da religião. Os mantras hindus são palavras, textos e poemas que são entoados durante a meditação dos seguidores.

Normalmente um mantra é utilizado para auxiliar na invocação de divindades e também para ajudar em uma melhor concentração e meditação. É comum encontrar mantras hindus que se iniciam com o Om, que significa “Aquilo que protege”.

Cruz – Cristianismo

Cruz

A cruz, embora não seja um símbolo inteiramente cristão, é muito utilizada pela religião. A mesma foi introduzida ao cristianismo após a abolição das condenações de morte na cruz, pelo Rei Constantino.

A mesma simboliza Deus, Cristo e Espírito Santo, sempre orientados pelas pontas, superior, direita e esquerda. Além disso, é possível dizer também que a mesma representa a vitoria de Cristo sobre a morte, normalmente quando a cruz apresenta-se vazia.

Lua Crescente com Estrela – Islamismo

Lua Crescente

Segundo estudos, mesmo antes do islamismo era comum encontrar nômades árabes que cultuavam a lua por viajarem sempre a noite. Devido a isso, a bandeira foi adotada pelo império turco-otomano.

É praticamente incerto aplicar um significado ao símbolo, já que a religião não tolera símbolos sagrados.

Dharmachakra – Budismo

Dharmachakra

Embora o budismo não seja considerado uma religião, e sim uma filosofia. O Dharmachakra é considerado o símbolo oficial do Budismo. O mesmo é um circulo com oito braços que surgem do centro apontando para várias direções.

O mesmo representa os oito caminhos a serem seguidos pelos praticantes da filosofia, que seria: compreensão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, meio de vida correto, atenção correta, sabedoria correta e visão correta.

Suástica – Jainismo

Suástica

A suástica aparece também no hinduísmo e no budismo. O mesmo representa os quatro ventos, quatro pontos cardeais, quatro estações, quatro elementos, dentre outros conceitos da natureza que são relacionados ao número quatro.

Mais tarde foi utilizado pela Alemanha Nazista, tornando o símbolo em algo negativo, ofuscando sua verdadeira história e significado.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!