Por: Fabio Brum

Símbolos da páscoa e seus significados

Os símbolos da páscoa são importantes para os cristãos nesta época. Conheça aqui os símbolos tradicionais da páscoa e seus significados.

Os símbolos da páscoa fazem parte deste grande evento que é comemorado nas igrejas que estão ligadas a uma corrente religiosa considerada uma das maiores e mais importantes festa da Cristandade já que a data é celebrada em memória da Ressurreição de Jesus Cristo após sua morte, por volta dos 33 anos DC.

Nesta época do ano além de acontecer às celebrações da ressurreição também todos os costumes que envolvem os símbolos da páscoa que são importantes nessa época do ano, mas muitos ainda desconhecem os significados dos símbolos já que este é um tempo de prosperidade, união e fraternidade com o próximo.

Podemos encontrar diversos símbolos da páscoa para deixar essa época do ano ainda mais elegante. Se você não conhece os significados veja abaixo os significados desses símbolos e objetos entendendo o que ele representa.

Símbolos da páscoa

Símbolos da páscoa

Entenda os significados dos símbolos da páscoa, tempo considerado sagrado para todos os cristãos que seguem a tradição.

Pão e vinho

Pão e vinho

Naquele tempo era muito comum consumir pão e vinho, já que Jesus se serviu desses alimentos representando sua presença quando instituída a eucaristia. Por isso que o vinho, o trigo, a uva e o pão são representados como o sangue e o corpo de Jesus e a vida eterna.

Ovo

Ovo de páscoa

O ovo simboliza o nascimento, vida e ressurreição de Cristo, e o uso deste alimento era habito desde a antiguidade para que as pessoas fossem presenteadas com ovos de páscoa decorados e coloridos representando também o fim da quaresma.

Coelho

Coelho

Os coelhos foram surgindo como símbolos da páscoa somente na época dos egípcios representando a reprodução constante da vida.

Cordeiro

Cordeiro

Considerado um dos mais antigos símbolos da páscoa, já que ele parece no novo testamento simbolizando Cristo que é o cordeiro de Deus que é sacrificado para que todos pudessem ser salvos, o rebanho.

Sinos

Sinos

O barulho dos sinos representam a canção da alegria que é expressada nos tradicionais cânticos de aleluia, que é tocado em forma festiva anunciando os novos tempos e a alma das novas criaturas.

Peixes

Peixes

Os peixes também são um dos mais antigos símbolos da páscoa, pois ele representa que devemos estar mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, que é trazida através das águas do batismo, pois ele representa o nascimento espiritual.

Velas

Velas

Elas são consideradas grandes marcas de celebração pascal religiosa, em alguns países os católicos optam por apagar as velas da igreja só na sexta feira da paixão. Na véspera da páscoa fazem um novo fogo para ascender o círio pascal que os utilizam para reascender as velas da igreja.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!