Por: Fernanda

Significado da sexta-feira 13

A sexta-feira 13 causa muita suspense, por isso hoje iremos saber o seu significado e o que tem por trás deste número.

significado da sexta feira 13De acordo com a crença popular, o número treze assume um significado negativo, é o dia do azar, ou o dia de usar o amuleto no bolso. Porém a sua origem possui várias explicações.

Podemos dizer que a crença da sexta-feira 13 começou com os antigos Vikings. Conta a lenda, que em uma cidade, foi combinado um jantar, e foram convidados 12 deuses e semi-deuses, deixando de lado Loki o deus do mal. Ele apareceu furioso no banquete e começou uma luta com todos os deuses, assim ligou-se o 13 ao mal e ao azar.

Ou versão, conta que Friga (de origem Friday= sexta) a deusa do amor e da beleza foi considerada uma bruxa, quanto as tribos nórdicas firam convertidas ao cristianismo. Como vingança, Friga começou a se reunir com todas as outras bruxas todas as sexta-feiras, e assim jogar pragas aos humanos.

Outra crença, ainda com Bruxas, revela que na sexta-feira 13, as bruxas estão soltas e segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no dicionário do folclore brasileiro, o dia 13 é um número fatídico, ou seja, pressagiador de infelicidades.

São histórias bem antigas, porém ainda existem muitas outras. Há uma superstição que envolve a sexta-feira 13, que surgiu com os romanos. Não tinha nada de azar, porém com o tempo, alguns fatos foram acontecendo nesta data, assim ano após ano, este dia ficou marcado como um dia em que as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

No entanto, história que mais as pessoas tem contato, ou ouviram falar, é a tradicional superstição de evitar 13 convidados, isso por causa da Santa Ceia, onde Jesus Cristo reuniu os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles.

Significado do número 13

Ao contrário do que muitos pensam, o 13 tem um bom significado, ele representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término. Assim este número, é o símbolo do determinado e particular, associado à finalização benéfica.

Por isso as superstições e crenças são apenas lendas, que você pode ou não acreditar. Muitos sabem que quando ficamos com medo de algo, acabamos criando uma mania de perseguição, e tudo de ruim que nos acontecer, será associado ao dia, e não como resultado de alguma coisa que deveria realmente acontecer.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!