Por: Fernanda

O que significa semana santa?

Estamos ouvindo falar bastante sobre páscoa e semana santa. Vamos saber o que realmente significa esta semana.

Conheça o significado da semana santaDomingo (8) de abril de 2012, será o domingo de páscoa Antes da chagada deste domingo, a semana é chamada de santa.

No calendário cristão, a semana santa é chamada a semana em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. No dia 06 de abril (neste ano cairá na sexta-feira), será comemorado feriado nacional, marcado pela Paixão de Cristo.

Sendo assim, semana santa é a semana em que todos lembram as dificuldades da caminhada de Jesus até a crucificação. Assim no dia 08, celebramos a sua ressurreição e trocamos ovos de páscoa de chocolate, a fim de celebrar a fertilidade e renascimento.

A semana santa se inicia no domingo de Ramos, neste se faz a memória da entrada de Jesus em Jerusalém. Neste ano, o domingo de Ramos foi 1º de abril. Jesus chegou em Jerusalém em seu jumento, foi recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveira nas mãos.

Na segunda, terça e quarta-feira, são celebradas missas onde os fiéis pedem a Deus bons frutos em sua vida, além disso, são lidos trechos bíblicos para ensinamentos. Já na quinta-feira santa (5) os cristãos irão celebrar durante à noite, a última ceia de Jesus, que aconteceu junto aos 12 discípulos antes da sua crucificação.

É neste momento que Jesus compartilha seu corpo e seu sangue, chamada de Eucaristia, que acontece durante as missas. E em seguida acontecerá a missa lava pés.

Por fim, sexta-feira da paixão. Neste dia é lembrado toda a trajetória de Jesus durante a sua crucificação. Durante este momento são lidas passagens do antigo e novo testamento.

No sábado santo (7), não há missas. É como uma espécie de luto, onde as pessoas permanecem em silêncio e orando. Por fim o domingo de páscoa é quando se completa e finaliza a quaresma, onde muitas pessoas se privam de coisas e todos celebram o fim da semana santa com canções e orações. A partir deste domingo algumas pessoas estendem os seus sacrifícios por mais alguns dias, até o domingo de pentecostes.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!