Por: Fabio Brum

Regras ABNT para trabalhos escolares

Os trabalhos escolares utilizam algumas regras para ser construído, principalmente no trabalho de conclusão de curso (TCC).

 

 

Trabalhos escolares ajudam muitos os estudantes já que os professores solicitam este conteúdo para que assim possam complementar as notas e fazer com que o aluno se interesse mais em fazê-lo, pois quando os trabalhos são realizados a nota tende sempre a ser um pouco maior.

Durante o ensino médio as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) não são exigidas para os trabalhos, mas durante o ensino superior, na faculdade ou em cursos técnicos profissionalizantes, quase todos os trabalhos são solicitados com as normas para que assim ele fique completo e fácil de entender.

No decorrer do curso superior os trabalhos com essas normas são exigidos para que assim os alunos possam ter uma noção de como é para montar o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) onde é escolhido um tema e você trabalha em cima daquele assunto para desenvolver o seu trabalho de conclusão de curso, onde a nota final será avaliada diante este trabalho.

Os estudantes buscam sempre informações na internet de como o trabalho deve ser montado de acordo com as regras para que ele fique completo e atenda as exigências das normas nas quais são bem rigorosas quanto aos trabalhos escolares, tudo isso para que o estudante possa elaborar um bom trabalho escolar.

Mulher elaborando trabalho escolar

Normas para trabalhos escolares

Além de todas as normas nelas também estão incluídas a medida das margens no qual deve ser de 3 cm superior, 2,4 cm inferior, 2,0 cm direita e 3,0 cm esquerda e quando o trabalho é exigido com essas normas todas às regras devem ser atendidas se não o seu trabalho vai fugir do modelo em que deve ser feito.

Se você precisa fazer um trabalho com essas normas abaixo segue as coordenadas de como ele deve ser feito, e no caso de dúvidas consulte o seu orientador.

1º Capa

O papel deve ser simples e apresentar título do trabalho no centro da folha, centralizado, tamanho 16, nome do aluno/ série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho 12, local, mês e ano, no centro da folha, a 3 cm da borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.

Capa do trabalho escolar

2º Sumário

Na folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciado 2 cm abaixo. O sumário indica os tópicos dos trabalhos, capítulos, itens e subitens.

Sumario

3º Introdução

Você deve iniciar a introdução em folha distinta apresentando o indicativo numérico (1), alinhado à margem esquerda, a 3 cm de borda superior e o texto deve iniciar 2 cm abaixo.

A parte introdutória é para que o leitor saiba o assunto a ser tratado naquele trabalho.

4º Desenvolvimento

O desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados, o conteúdo pode ser dividido em capítulos.

5º Conclusão

A conclusão é a síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho e deve ser iniciada em folha distinta apresentando um indicativo numérico, alinhado à esquerda.

6º Referências

Esta parte do trabalho deve conter todas as fontes de informação (livro, revista, sites e fita de vídeo) que você buscou para realizar o seu trabalho.

Analise com cautela cada norma para construir um bom trabalho sem erros e que garanta uma boa nota.

Regras ABNT

Veja no vídeo acima dicas para elaborar um bom trabalho.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!