Por: Evelin

Reajuste do aluguel 2013 IGPM

Reajuste do aluguel 2013, normalmente é feito no mês de aniversário do contrato. Mas cabe ao proprietário ou imobiliária informar o inquilino.

O reajuste do aluguel 2013 IGPM (Índice Geral de Preços- Mercado) consiste em um indicador de inflação mais usado para reajustar o valor dos aluguéis em todo o Brasil. O mesmo serve para imóveis residenciais ou comerciais.

Este valor é calculado pela Fundação Getúlio Vargas, divulgado mensalmente e também serve para calcular o aumento de tarifas de telefone, transporte e pedágio, sendo fatores que interferem na economia do país.

O reajuste de aluguel IGPM é levado em conta no mês de aniversário do contrato como, por exemplo, o indivíduo que alugou um imóvel em abril 2013 terá o reajuste em abril 2014 acumulado entre abril de 2013 e março de 2014.

Reajuste do aluguel

Pessoa calculando reajuste de aluguel

Aqueles que residem em imóveis alugados devem ficar atentos com a data do reajuste do aluguel. Os contratos de locação, normalmente, têm duração de 30 meses e cabe ao contratante renovar após o término do período. Mas vale lembrar que o proprietário do imóvel ou imobiliária responsável deverá informar o inquilino sobre o reajuste do aluguel com antecedência, o mesmo deve mostrar os dados usados para chegar ao novo valor.

O indivíduo pode conferir o IGPM acumulado e caso discorde deve contestar sobre o valor estipulado.

Como negociar o reajuste do aluguel?

Homem entragando chaves do imóvel

É recomendado negociar o valor do reajuste do aluguel para não sair prejudicado nesta história. Vale lembrar que o indivíduo que zelar pelo imóvel e se dar bem com os vizinhos sem incomodá-los terá mais sucesso na hora de negociar o novo valor do aluguel.

Uma sugestão é oferecer ao dono algumas propostas para que o mesmo não aumente o valor da locação do imóvel, você pode ficar responsável por pintar a casa, trocar a fiação, colocar portão eletrônico, cerca elétrica, dentre outros acessórios caso o local precise.

Além do mais o proprietário deve ter em mente que se o seu imóvel é alugado por uma pessoa há anos e a mesma zela pela a aparência do local às vezes é vantajoso mantê-la no local, afinal é melhor alugar o seu imóvel para alguém de confiança e responsável do que para um indivíduo desleixado.

IGP-M e contratos de locação

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!