Por: Fabio Brum

Qual a origem do dia de finados?

Muitos vão aos cemitérios no dia 2 de novembro para saudar aqueles que já não estão mais entre nós, mas abaixo você entender o porquê disso.

Qual a origem do dia de finados

Estamos nos aproximando do mês de novembro e logo no dia 02 temos um feriado no qual é decretado devido ao dia de finados, aonde muitas pessoas vão aos cemitérios prestar uma homenagem as pessoas que já não estão mais entre nós onde levam flores, fazem orações e ascendem velas.

No entanto o Dia dos Féis Defuntos ou Dia de Finados como é popularmente conhecido é celebrado pelos cristão desde o século II onde rezavam por todos aqueles falecidos visitando os seus túmulos para rezar, e durante o século V a igreja dedicou um dia do ano para rezar por todos os mortos.

Segundo historiadores a data 02 de novembro não foi escolhida por acaso já que no dia 01 é celebrado o Dia de todos os Santos e diante a ocasião é prestada uma homenagem para todos aqueles que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização e por isso o dia 02 foi escolhido para relembrar todos aqueles que partiram e que não morreram em estado de graça total, mas que se encontram em estado de purificação.

Entretanto muitos acabam prestando homenagens para aqueles que a faleceram, mas que na realidade nem sabiam de onde veio a origem de celebrar o dia de finados onde visitam os túmulos, fazem oração e pedem em intenção daquele que já não pertence mais a este mundo. Confira algumas curiosidades do dia de finados que segue abaixo.

• Seguindo o cristianismo o dia de finados ganharia uma outra conotação já que ao invés de ser Dia de Finados a data seria conhecida como A lembrança dos fies defuntos.

• Muitos não vêem diferença nos termos finado e defunto, mas finado indica aquele que
finou, ou seja, que partiu, e defunto tem a origem de defungor que se entender por já cumprir plenamente a sua missão.

• Para aqueles que seguem a igreja católica o dia passa a ser celebrado com orações e presença de velas dentro de casa, mas algumas famílias vão mais além e não ligam nem se quer o radio e a televisão neste dia.

• Ao analisar o contexto do Dia dos féis defuntos de acordo com a igreja a data é para celebrar o cumprimento da missão na terra daqueles que já faleceram e ainda uma chance de pedir para que a alma descanse em paz junto ao criador por meio de orações.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!