Por: Fernanda

Qual a diferença entre Faculdade e Universidade

Na hora de escolher um curso de graduação já é difícil, por isso saiba a diferença entre as instituições para que você possa escolher um curso no lugar certo.

Muitas vezes ao falar faculdade ou universidade nos confundimos, mas é preciso que você tenha em mente que há sim diferença entre as duas que você precisa saber, principalmente na hora de escolher o seu curso de graduação.

Não necessariamente uma universidade é pública e uma faculdade é particular, o que difere é o tamanho delas e o corpo docente. Por isso a escolha entre as duas vai depender do que você deseja quando terminar a sua graduação.

Então quando você está dentro de uma universidade você terá maiores chances de participar de pesquisas e iniciação científica, mas se você deseja apenas se inserir no mercado de trabalho, tanto faz uma faculdade ou uma universidade, pois o conteúdo programático é basicamente o mesmo, o que muda é a quantidade de prática e como o conteúdo é passado para os alunos.

Por isso além de escolher entre universidade e faculdade, é preciso que você também fique atento se a instituição está cumprindo ou não o seu conteúdo programático de acordo com as exigências do Ministério da Educação (MEC).

Faculdade

É uma instituição de ensino superior que atende menos áreas do saber, oferecem apenas alguns cursos que podem ser em áreas específicas como economia, administração ou área da saúde, ou então de todas áreas um pouco de curso.

Quando a faculdade pretende lançar um curso, ela precisará fazer um pedido para o MEC, para que este avalie as condições da faculdade, portanto as faculdades não possuem autonomia para criar programas de ensino e ainda devem cumprir com a exigência de o corpo docente ter no mínimo pós-graduação lato sensu, normalmente menor do que mestrados e doutorados.

Como escolher a faculdade certa para estudar 
Como fazer faculdade na Argentina 

Universidade

Obrigatoriamente a universidade é maior que a faculdade, ela deve oferecer atividades de ensino, de pesquisa e de extensão em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.

Elas são criadas através de lei, e estas precisam ter a aprovação do Congresso Nacional, por isso os requisitos mínimos são:

- Pelo menos um terço do corpo docente deve ter título de mestrado ou doutorado, quanto maior a intitulação dos professores, mais tempo de pesquisa ele tem, mais experiência e mais ele poderá transmitir aos alunos.
- Aproximadamente um terço dos professores precisam ter contrato de regime integral, assim estes se dedicarão mais á instituição e desenvolverão projetos de pesquisas.
- Precisará desenvolver pelo menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade.

Enfim estas são as diferenças básicas entre a faculdade e a universidade, para que você possa escolher o melhor lugar para que você possa fazer a sua graduação e assim conquistar o mercado de trabalho.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!