Por: Fernanda

Qual a diferença de RPG e Pilates?

A diferença entre o RPG e o Pilates ainda confundem muitas pessoas, mas as suas diferenças são muitas, por isso preparamos este artigo para que você passa conhecer a diferença.

O RPG é mais antigo e já foi muito utilizado, mas o Pilates vem ganhando muito espaço dentre as mulheres e homens também, tanto para a prevenção como para tratamento.

O Pilates é um método de alongamento e fortalecimento sendo utilizado o peso do seu próprio corpo para a realização dos exercícios. Essa técnica faz com que os seus movimentos sejam reeducados, melhorando muito a flexibilidade.

Além de ajudar na flexibilidade o Pilates faz com que a sua respiração seja melhorada, corrige a postura, previne lesões e ainda aumenta a força muscular, e ainda promove uma conexão do corpo e da mente buscando melhorias no movimento.

Outro benefício do Pilates é trabalhar vários grupos musculares de uma vez só, onde em determinado movimento você poderá alongar uma cadeia e ao mesmo tempo fortalecer outra.

Tudo isso pode ser feito em uma clínica ou academia que tenha um profissional instrutor e os aparelhos adequados para a atividade. Os profissionais que podem aplicar esta técnica são apenas fisioterapeutas e educadores físicos que tenham o certificado do curso de Pilates.

Já o RPG, que significa Reeducação Postural Global, que é uma técnica desenvolvida na França e só pode ser aplicada por fisioterapeutas, tem como objetivo reordenar os segmentos do corpo, corrigindo a postura e assim aliviando as dores.

Ele é feito através de alongamentos que são mantidos por um longo tempo da sessão, com o objetivo de corrigir as assimetrias que foram ocasionadas devido á má postura, tendo um maior foco em tronco, ou seja, coluna e ombro.

As duas técnicas podem ser realizadas por qualquer tipo de pessoa e idade, desde que o médico tenha autorizado. O Pilates é mais dinâmico e pode ser feito com mais de uma pessoa, já o RPG deve ser feito de uma em uma pessoa e é mais parado do que o Pilates.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!