Por: Fernanda

Quais os sintomas do infarto

O Infarto é uma das patologias mais temidas, principalmente por sua incidência frequente, por isso conheça os seus sintomas.

Sintomas do Infarto

Em casos de sintomas de infarto chame a emergência.

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma patologia cardíaca, onde 50% dos casos acaba em morte súbita, pela falta de informação das pessoas, por não conhecerem os sintomas e não saberem o que fazer na hora do ocorrido.

É um problema muito comum no Brasil, hoje em dia, cerca de 300 mil pessoas sofrem um infarto anualmente, segundo dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Como acontece o infarto

Este problema surge quando uma artéria está contraída ou obstruída, seja parcialmente ou total. Como o músculo cardíaco requer constante abastecimento de sangue rico em oxigênio que vem do pulmão para nutrir o coração, as artérias coronarianas são as responsáveis por este abastecimento e se algo dá errado, o infarto ou ataque do coração acontece.

Isso acontece principalmente quando a pessoa começa a fazer algo que necessite de esforço, assim os batimentos cardíacos aumentam e a necessidade de suprimento sanguíneo rico em O2 também aumenta, momento em que ocorre a isquemia e que acontece o IAM que é a obstrução total do fluxo, causando necrose (morte) do tecido e das células cardíacas que deveriam estar sendo irrigados pela artéria obstruída.

Sintomas do Infarto

Normalmente se apresenta como uma dor no meio ou à esquerda do peito, tipo aperto, pressão ou peso, muitas vezes com irradiação para o braço esquerdo, mandíbula e/ou costas. A dor pode ser desencadeada por esforço físico, estresse emocional ou após uma refeição exagerada, lembrando que os sintomas podem variar de acordo com o sexo.

O que é angina

Angina é o principal sinal do infarto é a dor no peito que pode se caracterizar de duas formas:

Angina estável : Causada pelo esforço físico, pois a obstrução não é grande suficiente para apresentar dor enquanto em repouso. Ela pode durar poucos minutos e ser aliviada após alguns minutos de repouso.

Angina instável: Mesmo em repouso ela pode ocorrer, a obstrução é grande e faz com que o fluxo de sangue seja inferior ao necessário.
A angina do infarto geralmente apresenta piora gradual, normalmente é acompanhada de suores, falta de ar, palidez, inquietação e por vezes náuseas e cômitos.

Causas do infarto

Apresentam maior predisposição para sofrer um infarto pessoas com:

• Diabetes
• Obesidade
• Acima de 45 anos
Hipertensão
• Colesterol alto
• Insuficiência renal
• Sedentarismo
• Tabagista

O que fazer no momento do infarto

Caso você esteja sozinho, procure pedir socorro imediatamente, mantenha a calma e comece a tossir repetidamente e vigorosamente, respire bem fundo antes de cada tosse, esta deve ser profunda e prolongada, como se você quisesse eliminar um catarro que está lá no fundo do peito.

Faça isso a cada 2 segundos sem interrupção até que chegue o socorro, a respiração profunda faz com que chegue mais oxigênio no coração e a tosse contrai o coração e faz com que ele mantenha circulando o sangue, esta pressão da tosse também faz com que o coração volte ao seu batimento normal.

Dr. Drauzio Varella explica um pouco mais sobre Infarto

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!