Por: Fernanda

Pratos para ceia de natal

Você já pode começar a pensar no que você irá servir na ceia de natal, para que você já compre as coisas e tudo fique conforme planejou.

O Natal é o momento onde você reúne a família e amigos para uma noite gostosa e cheia de delícias, por isso a mesa de natal precisa ser farta e ter um pouco para cada gosto, e assim, as famílias adoram preparar a ceia de natal cheia de quitutes deliciosos.

Mesmo com o passar dos anos sabemos que alguns pratos são tradicionais na ceia de natal, como Peru, Chester, Porco, Pato, Farofa de frutas secas, Pavê, Biscoitos natalinos, Arroz com frutas secas e cristalizadas, Bolinho de bacalhau, Arroz de champagne, Rabanada, Lentilha, Panetone e  Frutas (coloridas e variadas).

Apesar destas tradições cada país adaptou com as suas necessidades, por isso no Brasil, como é época de mais calor os alimentos são mais leves, ao contrário dos países da Europa, que estão em época de frio, por isso precisam de alimentos que sustentam mais e são mais quentes. Por isso preparamos algumas receitas para você preparar para a ceia de natal, claro que são receitas que vão além do peru e chester que são mais fáceis de fazer, mas lembre-se também de economizar na festa natalina!

Ceia de natal.

Pratos para a ceia de Natal

• Pacu assado

Ingredientes (04 pessoas)

- 1 pacu inteiro (+ ou – 2 kg)
- 1 cebola em rodelas
- Suco de 2 limões
- 1 pé de coentro picado
- 2 dentes de alho moído
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 1 batata grande descascada e cortada em rodelas
- Sal e pimenta
- Papel manteiga e papel alumínio
- Palitos

Farofa de couve
- 1 pé de couve verdinha
- 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 2 colheres (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
- Sal

Modo de preparo

O peixe precisa estar fresco e limpo, porém inteiro com cabeça e rabo. Lave bem e enxugue com um pano de prato e tempere com sal, pimenta se desejar, coentro e limão. Distribua rodelas de cebola dentro e fora do peixe e tempere com alho somente por fora, depois disso cubra com um filme plástico e reserve por aproximadamente duas horas.

Para preparar a farofa você precisará picar a couve bem fininha e numa frigideira doure a cebola, adicione a couve e refogue bem, depois acrescente a cebolinha verde e vá adicionando aos poucos a farinha de mandioca, tempere com sal e finalize com a manteiga.

Coloque esta farinha dentro do pacu e pressione bem, feche coma a Judá de palitos e unte a parte de baixo com uma colher de manteiga, forre a assadeira com um papel manteiga, e distribua rodelas de batata, coloque o peixe e unte a parte de cima com a outra colher de manteiga. Depois disso cubra com um papel alumínio e asse em forno pré-aquecido por 25 minutos, retire o papel e deixe assando por mais 20 minutos ou até dourar.

Bacalhau á Brás

Ingredientes

- 400 g de bacalhau com pele
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 cebolas em rodelas
- 1 dente de alho picado
- 6 ovos
- 1/2 kg de batata palha
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas
- Salsinha picada e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

O Bacalhau precisará ficar de molho em água fria por aproximadamente 48 horas, porém você precisará sempre trocar a água neste período para que possa dessalgar o peixe. Depois deste tempo escorra, retire a pele e as espinhas e desfie bem, podendo ser com as mãos mesmo e reserve em um recipiente.

Em uma panela coloque o azeite, a cebola e o alho, refogue bem em fogo baixo até dourar, depois junte o bacalhau e mexa por mais uns dois minutos. Em um recipiente bata ligeiramente os ovos e tempere com pimenta, depois despeje na panela e mexa delicadamente até que toda a mistura fique cremosa.

Depois você só precisa acrescentar a batata palha e a azeitona, mexa para que eles se misturem e polvilhe a salsinha, servindo logo em seguida.

Como você pode ver, esta noite pede pratos especiais, por isso nada mais gostoso do que você servir um vinho ou uma champagne, em taças bonitas e pratos mais requintados, vale á pena tirar as suas relíquias do armário, assim você poderá ser uma noite muito gostosa e especial.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!