Por: Fernanda

Porque a água do mar é salgada?

Muitas vezes nos perguntamos porque a água do mar é salgada, sendo que em muitos locais podemos encontrar água doce que se tratada poderá ser consumida por nós.

Sal é o nome popular dado ao cloreto de sódio, que não é a única substância produzida pelas águas do oceano. Podemos encontrar na água do mar cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio.

O cloreto de sódio (sal) deu o sabor salgado á água do mar, porque está presente em maior quantidade, assim torna-se imperceptível os outros componentes encontrados na água.

Aproximadamente 84% da água que evapora em direção á atmosfera sai dos oceanos, mas por causa dos ventos, apenas 77% volta á superfície em forma de chuva que cai sobre os oceanos, com os rios é diferente, eles recebem mais água do que eliminam na evaporação.

As águas dos rios quando percorrer carregam íons de cloro e sódio, e esses íons se soltam nas rochas que estão nos leitos do rio, que se unem e formam o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água do rio até o mar.

Sendo assim o sal fica todo depositado nos mares, e ele não evapora junto com a água, pois para que isso aconteça a temperatura precisa estar muito alta. Assim a repetição deste processo por centenas de anos, que a Terra já possui, leva ao aumento de concentração de cloreto de sódio nos oceanos.

As erupções vulcânicas submarinas também liberam uma quantidade de substância que pode ajudar na concentração do sal nos oceanos, sendo que isso não acontece em rios, porque eles não são tão profundos para conseguir comportar um vulcão debaixo deles.

Também não é correto afirmar que a água de rio é doce, porque na verdade toda a água tem a sua concentração de sal, porém ela está menos perceptível nas águas de rios. Por isso é mais fácil fazer com que as águas de rios sejam consumidas.



1 Comentário Quero Comentar!

  • Jojo

    Goosteei !! Explica certinho ,mas acrescente um pouco mais na proxima veez ..

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!