Por: Miriam Andrade

Para que serve a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um medicamento para ser usado em casos de extrema necessidade e não é um método anticoncepcional.

Pílula do dia seguinte

São muitas as pessoas que ainda possuem dúvidas com relação à pílula do dia seguinte, este medicamento deveria ser vendido com extrema segurança, no entanto, ele pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia ou drogaria.

Este não é nenhum método anticoncepcional muito menos serve como pílula preventiva ele é apenas um medicamento para casos de urgência “relação sexual sem prevenção”. Ele serve para inibir a fecundação caso o esperma já esteja para entrar em contato com o óvulo, o medicamento por sua vez irá interromper esse processo.

Não é um método anticoncepcional

Não adianta de nada tomar a pílula e achar que ela vai prevenir você contra a gravidez na próxima relação, ela serve apenas momentaneamente, sua composição não permite que o esperma fecunde o óvulo, mas isso só acontece quando a penetração já aconteceu caso o contrário apenas fará mal a saúde da mulher.

Em sua composição encontramos exatamente uma caixa de anticoncepcionais do mês inteiro, ou seja, ele é muito forte e em apenas dois comprimidos oferece o que é indicado que tomemos durante os exatos vinte e oito dias antes da menstruação.

De fato essa pílula do dia seguinte tem esse nome muito apropriado, afinal ela só surte efeito ao ser ingerido no máximo após 72 horas depois da relação sexual, caso seja tomado depois desse período ela já não surte mais efeito.

Qual a forma correta de tomar a pílula?

Geralmente as cartelas contém dois comprimidos, o primeiro deverá ser tomado dentro de 72h após a relação sexual desprotegida e o segundo 12h após a ingestão do primeiro. Caso a cartela contenha apenas um comprimido este deve ser ingerido em até 72 horas.

Lembrete: 72 Horas é o período máximo para o consumo do medicamento, os médicos orientam as mulheres que quanto mais tempo demora a ingerir o comprimido menor é sua eficácia, por isso o quanto antes ele for aderido melhores serão os resultados.

Pílula do dia seguinte

É essencial que você nunca opte por este medicamento como um método de prevenção, lembrando que a pílula anticoncepcional e muito menos a pílula do dia seguinte irão prevenir você das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), desta forma o preservativo ainda assim é indispensável.

Lembre-se: Caso a fecundação já tenha acontecido o medicamento não deve ser ingerido, isso por que além de não fazer efeito ele ainda pode prejudicar o desenvolvimento do feto trazendo riscos para a mãe e para a criança.

Mitos e verdades sobre a pílula

Entrevista



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!