Por: Fabio Brum

O que é trombose

A trombose é uma doença em se forma coágulos de sangue causando sérias lesões. Veja no post como identificar, fatores de risco e tratamento.

Pernas sem trombose.

A trombose pode ser causada por fatores genéticos ou qualidade de vida.

A trombose consiste na formação do trombo no interior do coração ou até mesmo de um vaso sanguíneo, por exemplo, quando sofremos um corte qualquer o sangue escorre um pouco e logo para isso acontece porque o corpo é dotado de um sistema de coagulação muito eficaz onde as plaquetas convergem para onde tem o ferimento e formam o trombo bloqueando o sangramento.

As principais áreas afetadas pela trombose são as veias grandes no segmento inferior nas coxas e pernas, onde o coágulo formado pode acabar bloqueando o fluxo de sangue causando dor e inchaço. Em alguns casos esse coágulo se desprende e acaba se movimentando na corrente sanguínea, o qual é chamado de embolia.

Causas da trombose

A embolia pode acabar ficando preso nos pulmões, cérebro, coração dentre outras áreas do corpo sendo capaz de causar graves lesões. Esses coágulos de sangue podem acabar se formando quando alguma coisa altera ou retarda o fluxo de sangue nas veias, isso se dá devido a alguns fatores como:

- Parto nos últimos seis meses.O que causa a trombose.
- Habito de fumar.
- Repouso total e absoluto.
- Insuficiência cardíaca.
- Fratura na pélvis ou pernas.
- Ter cateter de marcapasso ter sido passado através da veia na virilha.

Que exames identificam a trombose

Você deve procurar um médico especialista para que possa realizar exames mais profundos e com precisão, conseguindo diagnosticar o problema. Veja abaixo alguns dos exames.

- Raios-X para identificar as veias na região afetada (venografia).
- Exame de ultrassom Doppler nas pernas.
- Plestimografia que faz a medição do fluxo sanguíneo nas pernas.
- Exame de sangue de dímero.

Além desses exames, alguns exames de sangue também são realizados para saber se ainda há chance de se formar mais coágulos de sangue em outras regiões do corpo.

Como identificar a trombose.Existem fatores de risco?

Sim, principalmente aqueles com predisposição genética, aumento nos níveis de colesterol, idade avançada, cirurgias e hospitalizações prolongadas, consumo excessivo de bebidas e cigarro, uso de anticoncepcionais dentre outros fatores que podem aumentar o risco de trombose.

Como é feito o tratamento

Com as visitas frequentes ao profissional ele pode indicar medicamentos que ajudam a reduzir o risco da viscosidade do sangue e ajudar a dissolver o coágulo (chamados de anticoagulantes) assim acabam diminuindo as chances de desenvolver a doença.

Esses medicamentos ajudam a evitar novos episódios e o aparecimento de sequelas, onde só devem ser usados diante a prescrição médica, depois de passar por uma longa bateria de exames e avaliações criteriosas.

Como posso me prevenir da trombose

Use as meias de compressão indicadas pelo médico, as quais ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo das pernas e assim reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Se você já tem fatores genéticos que possam influenciar no aparecimento do problema procure um médico especialista para dar mais indicações sobre o que fazer.

Portanto, não somente para a trombose, mas para outros problemas de saúde e ter uma vida mais saudável tenha uma alimentação saudável e mantenha a prática de exercícios físicos regularmente já que o sedentarismo pode ser uma das causas da trombose. No caso de dúvida procure um médico.

Dicas simples para evitar a trombose



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!