Por: Fabio Brum

O que e hidroponia

A hidroponia é ótima alternativa de cultivo de plantas sem a necessidade de utilizar o solo, além da colheita ser mais rápida e com produtos mais saudáveis.

O que e hidroponia

Pode ser que nem todas as pessoas tenham ouvido falar em hidriponia no qual é uma técnica muito utilizada para cultivar plantas em solo no qual as raízes acabam recebendo uma solução nutritiva balanceada contendo água e todos os nutrientes que são essenciais ao desenvolvimento da planta.

Na técnica da hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio ao líquido (NTF) ou podem ser apoiadas em substrato inerte como, por exemplo, a areia lavada, pois ao cultivar as plantas com soluções nutritivas as utilizando com substrato não inerte pode ser admitido que é um cultivo sem solo mas isso não é adequado quando nos referimos a hidroponia.

Entretanto quando a solução é aplicada ao solo se tem a ferti-irrigação, não é um cultivo sem o solo e nem pode ser considerado hidroponia, mas em geral a solução não é completa já que não possui um caráter complementar, por isso na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva.

Caso haja qualquer substrato este é inerte já que nos casos de cultivo de solo basta que o solo não seja utilizada, e um exemplo bom disso é o cultivo de húmus de minhoca e com isso muitas pessoas utilizam este método para que assim possam ter um cultivo melhor e mais saudável das plantas.

O que e hidroponia

O significado da palavra hidroponia vem do grego onde hydro = água e ponos = trabalho, considerada uma técnica relativamente antiga o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez no ano de 1935 por Gerike da universidade da Califórnia no qual o método foi adotado para o solo para as condições de campo.

Todas as plantas são colocadas em canais ou até mesmo recipientes no qual irão circular a solução nutritiva no qual é composta de água pura e de nutrientes dissolvidos e quantidade individual no qual atendam as necessidades de cada espécies vegetal que é cultivada onde esses canais não podem ter nenhum meio de sustentação para as plantas com substrato como pedras e areias.

Sendo assim a solução nutritiva possui um controle bem rigoroso para que possam manter as suas características mantendo um monitoramento periódico do PH e concentração de nutrientes assim faz com que as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

Mais sobre Hidroponia

Veja também:

Como cuidar de um bonsai
Como cuidar corretamente das plantas no verão
Como montar a sua horta
Como adubar uma planta e tipos de adubos
Como cuidar das plantas no inverno



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!