Por: Evelin

O que é giardíase? Causa, sintomas, tratamentos e prevenção

A giardíase é uma doença que pode atingir a diversas pessoas, portanto é essencial ficar atento aos sintomas e seguir o tratamento corretamente.

A giardíase é uma infecção intestinal que pode ser causada por um organismo microscópico conhecido como Giardia lamblia.

Este sintoma ocorre, principalmente, em locais onde o abastecimento de água é contaminado pelo esgoto e, consequentemente, as pessoas ingerem a mesma.

Vale lembrar que a doença pode ser contraída através do consumo de água de lagos ou córregos em que animais domésticos, ratos e baratas transmitiram contaminações.

Os casos de giardíase também são comuns entre pessoas que atuam em uma determinada instituição como, por exemplo, escolas, creches e empresas.

Como é feito o diagnóstico?

Mulhercom dor no intestino

São realizados alguns exames médicos para identificar a presença da doença como a enteroscopia de todo o trato gastrointestinal, exame de fezes para detectar o antígeno Giardia e exames sequenciais.

A giardíase tem como principais sintomas a dor abdominal, diarreia, dor de cabeça, febre baixa, náusea, inchaço ou distensão do abdômen, vômitos, gases ou inchaço.

A infecção e o início dos sintomas é de 7 a 14 dias e a fase aguda dura de 2 a 4 semanas.

Tratamento de Giardíase

Mulher tomando água

As infecções podem ser amenizadas com o consumo de anti-infecciosos. As taxas de cura são geralmente maiores do que 80%. No entanto o tratamento em mulheres grávidas deve ter início após o parto, pois certos remédios podem prejudicar ao bebê.

No entanto é comum a infecção desaparecer sozinha, porém em certos casos podem durar alguns dias. Aqueles que tiverem infecções por Giardia por um longo período de tempo devem seguir o tratamento correto, pois caso contrário à infecção poderá tornar algo mais grave.

Entre as possíveis complicações causadas pela doença está a desidratação, má absorção dos nutrientes e perda de peso.

Medidas preventivas

Homem lavando as mãos com água e sabão

Para se prevenir da doença é preciso utilizar alguns métodos de purificação como a filtração, fervura ou tratamento com iodo antes de consumir água de superfície de rios e lagos.

É de extrema importância lavar bem as mãos e utilizar técnicas de higiene.

Durante a relação é necessário adotar atos mais seguros, pois o sexo anal pode diminuir o risco de passar giardíase.

Informações sobre a giardíase



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!