Por: Fabio Brum

O que é ensino fundamental

O ensino fundamental é uma etapa que todos os alunos de até 09 anos de idade passam, para adquirir conhecimentos básicos como ler e escrever.

O ensino fundamental é uma das etapas nas quais todos os estudantes passam, pois é considerada a educação básica em rodo o Brasil na qual se inicia desde o primeiro ano após a pré-escola e se estende até o novo ano, antes de começar o ensino médio que ao todos somam nove anos para que o ensino fundamental seja completo.

A matrícula é obrigatória para todas as crianças com idades entre seis e quatorze anos, ela é tida como obrigatória, pois implica na faixa etária a responsabilidade conjunta sendo dos pais de garantir a matrícula do filho nas escolas e do Estado em oferecer essas vagas nas escolas para que as crianças possam ter uma base de ensino.

Para que a duração do ensino fundamental fosse de nove anos ela foi aprovada pelo Projeto de Lei nº 3.675/04 abrangendo assim a classe de alfabetização que até então não era considerada parte do ciclo obrigatório à alfabetização na rede pública e em parte das redes particulares de ensino.

Crianças na escola cursando o ensino fundamental.

Classificação da alfabetização

Contudo após a mudança da alfabetização e o ensino fundamental passou a ser de nove anos, veja como ficou e é aplicada atualmente.

- Classe de alfabetização (CA) = 1º ano
– 1ª série = 2° ano
– 2ª série = 3° ano
– 3ª série = 4° ano
– 4ª série = 5° ano
– 5ª série = 6° ano
– 6ª série = 7° ano
– 7ª série = 8° ano
– 8ª série = 9° ano

Objetivos da aplicabilidade do ensino fundamental

Para que os alunos tenham que passar todos esses anos pelo ensino fundamental têm diversos motivos pelos quais ainda são desconhecidos e complicados para eles, mas os pais devem ter consciência da importância do filho frequentar a escola nesta etapa já que ela também ajuda na educação e formação básica do futuro cidadão.

Veja alguns dos objetivos desta educação segundo a Lei de Diretrizes e Bases.

Criança escrevendo na escola.

- Ter o desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender, tendo os meios básicos para o domínio da leitura,
cálculo e escrita.

- A capacidade de compreender o ambiente natural e social através do sistema político, da tecnologia e também das artes e valores em que a sociedade se fundamenta.

- Ter a capacidade do desenvolvimento e aprendizagem adquirindo conhecimentos e habilidades com a formação de atitudes e valores.

- Contribuir para o fortalecimento dos vínculos de família, laços de solidariedade humana e principalmente da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Modelo de matriz curricular com matérias do ensino fundamental

Analise algumas das matérias que são aplicadas nesta fase do ensino, além da carga horária aproximada que o seu filho deve frequentar na escola.

Modelo de matriz curricular aplicada no ensino fundamental.

Aplicação da provinha Brasil no ensino fundamental

Provinha Brasil para o ensino fundamental.

A provinha Brasil é elaborada pelo INEP e distribuída pera todas as secretarias da educação as quais são aplicadas aos alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino onde esta é uma forma de avaliar o conhecimento dos alunos equivalentes às séries que representam além do nível de ensinamento das escolas.

Onde os alunos podem se preparar para a provinha Brasil em casa mesmo com as atividades que são aplicadas dentro da sala de aula ou então na classe junto com a professora ajudando a esclarecer dúvidas que podem ajudar muito na hora de fazer os exercícios.

Portanto os pais devem sim incentivar os seus filhos a frequentarem a escola no ensino regular para que tenham a base inicial dos estudos. No caso de dúvidas procure a escola do seu filho.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!