Por: Miriam Andrade

Modelo de carta de pedido de demissão

O modelo de carta de pedido de demissão é um documento formal ou informal em que o funcionário expressa seu desejo de sair da empresa.

Antigamente para que o funcionário pudesse se desligar da empresa ele tinha que entrar em contato formal diretamente com seu empregador. No entendo devido a modernidade dos dias atuais, encontram-se disponíveis diversos modelos de cartas de demissão.

Ao preenchê-la o funcionário expressa formalmente que deseja se desligar do cargo informando ao patrão sobre o assunto que deseja tratar, é importante lembrar-se, porém de que isso não substitui uma conversa verbal entre ambos.

demissão

Carta de pedido de demissão

Essa carta apresenta alguns benefícios, apesar de não abster o funcionário de uma conversa com o patrão ela pode abrir a porta para cargos melhores dentro da própria empresa, ou até mesmo um aumento de salário. Isso se dá por que o patrão terá tempo para pensar a respeito do assunto e poderá lhe propor algo melhor para que você permaneça com ele.

Existem diversos modelos de cartas de pedido de demissão disponíveis, algumas são mais formais para empresas grandes, outras são medianas para empresas pequenas e ainda outras são apenas avisos para cargos provisórios.

MODELO DE CARTA DE PEDIDO DE DEMISSÃO

Independente de qual seja o caso é essencial saber como escrever uma carta de pedido de demissão, afinal mesmo um modelo pronto precisará de modificações como data, cargo, empresa e nome do funcionário.

Como escrever uma carta de demissão?

Primeiramente é importante lembrar que a carta será seu único meio de comunicação com seu chefe, por isso veja cinco detalhes a seguir:

Primeiro passo

Segundo passo

Terceiro passo

Quarto passo

Quinto passo

Lembre-se também de que cada cargo ocupado dentro da empresa exige um tipo diferenciado de carta de demissão, lembre-se bem do item cinco, de colocar o máximo possível de informações na carta, abrindo, assim, o caminho para um novo cargo na empresa.

Lembre-se de informar também o motivo por qual está pedindo demissão e jamais tente prejudicar alguém por meio da mesma, fofocas e intrigas não são aceitas em nenhum lugar, por isso respeite a decisão dos outros e se tiver realmente incomodado ao invés de fazer justiça com suas próprias mãos se afaste.

Exemplo de carta de demissão formal e informal

Formal

Carta de demissão para cargo público

Informal

Carta de dispensa



1 Comentário Quero Comentar!

  • Ary Martins Pachêco

    Que seja

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!