Por: Lucas

Mitologia grega resumo

A mitologia Grega traz para a nossa realidade grandes pensamentos em relação ao meio sócio e politico cultural, trazendo grandes explicações.

Hoje vamos falar de um assunto muito importante na história do mundo, principalmente na Grécia, onde surgiu a famosa Mitologia Grega. Como o próprio nome já diz, esse acontecimento histórico se deu pela criação de vários mitos, que eram mensagens para preservar a memória histórica do povo daquela época.

Para buscar explicações sobre os fenômenos da natureza ou para acontecimento históricos os gregos criariam historias de origem imaginário, que eram lendas e mitos para transmitir ao povo através da literatura oral.

Algumas dessas lendas permanecem até hoje e são de fato fontes importantes sobre para que as pessoas possam entender um pouco mais da civilização da Grécia Antiga. Essas histórias são riquíssimas com dados econômicos, materiais, políticos, psicológicos e culturais.

mitologia grega - resumo

Entenda a Mitologia Grega

O principio básico dessa tese era a explicação de tudo, uma vez que os Gregos buscavam explicações claras de tudo que os cercavam. Com imaginação fértil aquele povo criou, de fato, personagens e figuras inexistentes das mais diversas culturas. Eram heróis, deuses, titãs e centauros que habitam no psicológico da vida de cada grego.

Um costume daquele povo era consultar seus oráculos para fazer previsões a cerca do futuro, e através desses livros de orações eles conseguiam entender várias coisas, segundo a cabeça de cada uma, é claro.

A busca por agradar os deuses era constante, e todas aquelas populações procuravam fazer as coisas em holocausto a um deus especifico. Um exemplo que podemos citar é o seguinte: os trabalhadores do comercio tinha que sempre agradar o deus Hermes para que assim pudesse ter sucesso nos negócios, assim acontecia com camponeses e donos de terras também.

O Minotauro

O Minotauro é um dos mitos mais conhecidos dessa mitologia, e já foi tema de desenho, filmes, peças de teatro e até de jogos. Esse mostro como já diz o nome tinha corpo de homem e cabeça de touro.

Era chamado de Minotauro, pois era forte e ferroz que habitava a ilha de Creta. Segundo as tradições, alguns gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto da morte imposto pelo monstro.

Os Deuses gregos

mitologia grega- deuses

De acordo com a população daquela região, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que é a principal montanha da Grécia Antiga. Eles desse local comandavam toda a parte política e social daquela região, eles eram imortais, contudo possuíam traços humanos.

Males como a inveja, ciúmes, traição e violência faziam parte dos deuses também. Em muitos casos eles se apaixonavam por seres mortais e acabam tendo filhos com estes. Da união nasceram deuses e dos mortais surgiram heróis.

Conheça os deuses gregos

  • Zeus – deus de todos os deuses, senhor do Céu.
  • Apolo – deus da luz e das obras de artes.
  • Ártemis – deusa da caça e da vida selvagem.
  • Ares – divindade da guerra.
  • Atena – deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas.
  • Cronos – deus da agricultura que também simbolizava o tempo.
  • Hermes – mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações.
  • Hefesto – divindade do fogo e do trabalho.
  • Afrodite – deusa do amor, sexo e beleza.
  • Poseidon – deus dos mares
  • Hades – deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
  • Hera – deusa dos casamentos e da maternidade.

A Mitologia grega

E ai gostou da matéria sobre a Mitologia grega? Aproveite para estudar mais sobre esse tema que sempre cai nos vestibulares!



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!