Por: Fernanda

Menstruação atrasada o que pode ser?

Quando a menstruação atrasa não é sinal somente de gravidez, existem alguns problemas de saúde que podem surtir o mesmo efeito.

Atraso na menstruação pode não ser gravidez

Nem sempre o atraso na menstruação é gravidez

Quando se possui uma vida sexual ativa e a menstruação atrasa, a primeira coisa que se pensa é gravidez porque parece ser o mais óbvio, porém isso pode não ser verdade.

Existem vários problemas que podem ocasionar o atraso na menstruação, cada um pode acontecer em uma fase da vida. A menstruação ocorre quando o óvulo liberado não é fecundado, assim o endométrio descama para eliminar este óvulo que não terá mais utilidade, esta descamação causa ruptura em vasos na parede do útero, por isso sai sangue na menstruação e às vezes acontecem as cólicas.

Na adolescência é bem comum nos dois primeiros anos que a menstruação seja irregular, ela pode alguns meses não descer e outros descer mais de uma vez no mesmo mês. As cólicas também são bem comuns, até que o organismo se acostume com esta nova etapa da vida das meninas.

Mas quando na vida adulta, onde a menstruação já está regulada, os atrasos não são mais comuns, devendo desconfiar de diversos fatores.

Motivos para o atraso

Um dos motivos mais comuns e que vem acometendo bastante é o estresse, este pode ser um dos grandes causadores do atraso menstrual. Mudanças repentinas de estado emocional como depressão, grande tristeza e até medo, também podem alterar a menstruação, tanto atrasando como adiantando.

Cisto nos ovários também é algo que acontece em grande parte das mulheres, porém poucas sabem que têm. Se a sua menstruação é irregular tanto nas datas quanto no fluxo, desconfie, ainda mais se o seu peso está alterando. O ganho de peso é bem comum em mulheres com cisto no ovário. Isso poderá ser resolvido com visita ao médico e ingestão de alguns medicamentos.

Existem fatores que atrasam a menstruação, além destes citados, que são:

• Endometriose
• Ovários policísticos
• Insuficiência prematura ovariana
• Fibrose uterina
• Disminorreia

Todas estas doenças são causadoras do atraso na menstruação. Então se você mantém uma vida sexual ativa é interessante fazer um teste de gravidez, seja ele de farmácia ou de sangue e vá ao médico, mesmo que o resultado seja negativo, para que você possa fazer exames e diagnosticar os motivos deste atraso menstrual que não é normal com exceção na adolescência.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!