Por: Fernanda

Meningite causas sintomas tratamento e prevenção

Com a descoberta de um quadro de meningite viral na cantora baiana Ivete Sangalo, informações sobre a meningite começaram a surgir, conheça mais sobre ela.

A cantora Ivete Sangalo foi internada no hospital do Salvado com um quadro de meningite viral benigna não contagiosa, ela deu entrada na sua internação no domingo 04 de dezembro, está tomando medicamentos, mas precisa ficar em repouso.

Seu quadro é estável, ela está bem, mas teve alguns shows cancelados até o dia 10 de dezembro, as novas datas ainda não foram divulgadas, tudo isso porque a cantora precisa de repouso absoluto.

O que é meningite?

É uma doença que consiste na inflamação das meninges, estas são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal, são elas a dura-máter, aracnóide e pia-máter, como na imagem ao lado.

Ela pode ser desenvolvida por vírus, bactérias ou parasitas. As meningites virais são mais leves e os seus sintomas são bem parecidos com os sintomas da gripe ou resfriados. Já a bactericida é causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos (que são tipos de bactérias) e é altamente contagiosa e na maioria dos casos mais grave.

A meningocócica é a mais séria, ela pode causar uma grande inflamação que pode gerar um quadro de infecção generalizada, a má notícia é que o ser humano é o único hospedeiro desta bactéria, que pode sim causar seqüelas, como dificuldades no aprendizado, paralisia cerebral podendo até haver problemas como surdez.

Transmissão

Ela pode ter vários meios de transmissão como saliva ou gotículas de saliva de uma pessoa já contaminada, órgãos respiratórios, onde os sintomas aparecem aproximadamente após 5 dias do contágio, e o quadro é muito mais grave em crianças de até 6 anos, por não terem o seu sistema imunológico completamente formado, idosos e pessoas imunodeprimidas também precisam tomar muito cuidado.

Sintomas

Infelizmente em alguns quadros é fatal, 10% dos casos morrem, e atinge 50% quando a infecção atinge a corrente sanguínea, e por isso é muito importante o tratamento médico.

Os sintomas são: febre alta e fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que inicialmente podem parecer picadas de mosquitos), mas rapidamente aumentam em número e tamanho.

Tratamento

Vai depender de qual meningite foi contraída, se for viral, será tratada da mesma maneira que as gripes e resfriados.

Já a bacteriana como é mais complicada o seu tratamento também é, é necessário internação, uso de antibióticos e até mesmo corticóides.

Prevenção

Procure evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas, mesmo que elas sejam pessoas conhecidas e convivam com você, não fique muito em ambientes abafados, pois estas são as formas de diminuir as chances de adquirir a doença.

Se alimente bem e faça atividades físicas, para que você possa manter o seu sistema imunológico forte, siga sempre as orientações médicas, e não tome medicamentos sem a prescrição médica.

Existe sim uma vacina para a meningite, mas ela está disponível em rede pública para crianças menores de 2 anos e é apenas contra o tipo C. No primeiro ano de vida são necessárias duas aplicações, uma com 3 meses e outra com 5 meses de vida. Depois o reforça é com 1 anos e 1 ano e 3 meses. Na rede particular para pessoas que já passaram desta faixa etária esta vacina por ser em torno de R$140,00.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

  • desistir dele

    10 Indícios De Que Você Deve Desistir Dele

  • Amoravida Televisão

    Reta Final De Amor À Vida

  • mulher se alimentando

    Alimentos Que Fazem Bem Aos Cabelos, Pele E Unhas

  • dicas-poupar-dinheiro

    Dicas Para Poupar Dinheiro Em 2014

  • rastreadores para carros (11) Destaque

    Características Do Novo Up Da Volkswagen

Cadastre-se!

Compartilhe!