Por: Fabio Brum

Inscrições para o programa jovem aprendiz 2013

O programa Jovem Aprendiz oferece oportunidades de empregos para jovens entre 14 e 24 anos. Veja como participar e ter mais oportunidades.

Ingressar no mercado de trabalho é uma tarefa cada vez mais difícil especialmente para os jovens os quais nem sempre possuem experiências e qualificações profissionais para ocupar os cargos disponíveis, por isso o programa Jovem Aprendiz capacita e oferece oportunidades para os jovens sem experiências no mercado de trabalho.

O Ministério do Trabalho em parceria com o Governo Federal desenvolveu o programa Jovem Aprendiz, onde as empresas de médio e grande porte devem ter entre 5% e 15% das vagas destinadas aos aprendizes com idades entre 14 e 24 anos, de modo que tenham o primeiro contato com o mercado conseguindo uma experiência e qualificação profissional.

Contudo esta é uma das formas que os jovens podem se qualificar para as empresas além dos cursos que também são oferecidos gratuitamente pelo governo estadual a fim de qualificá-los e prepara-los para as demandas de mercado, se mantendo atualizado e apto a realizar diversas atividades.

Programa Jovem Aprendiz dá oportunidades para jovens entre 14 e 24 anos de idade.

O programa Jovem Aprendiz

A finalidade do programa Jovem Aprendiz é dar mais oportunidades aos jovens no mercado de trabalho e consequentemente as empresas terem mão de obra qualificada e preparada para as atividades atuais, onde o programa é voltado para jovens que esteja em situação regular na escola e/ou técnico–profissional da ETEC.

Diante esta oportunidade os jovens recebem orientações práticas e teóricas sobre as atuações além de coordenar as atividades do mesmo dentro da empresa, conseguindo assim se transformar em um profissional capacitado e apto ao mercado onde o supervisor deve garantir uma boa formação e contribuir para o desenvolvimento integral do Jovem Aprendiz.

Como participar do programa Jovem Aprendiz

Para que o jovem possa participar do programa é necessário respeitar e se enquadrar em algumas exigências feitas de modo que possam concorrer em par de igualdades entre si, para entender melhor os requisitos abaixo seguem alguns deles que podem lhe orientar melhor.Jovem Aprendiz no mercado de trabalho.

- Jovens tem que ter idades entre 14 e 24 anos.
– Estar matriculado com frequência regular na escola.
– Ser matriculado no ensino técnico-profissional da ETEC no estado de São Paulo.

Após estar dentro de todas as exigências você deve acessar o site do Portal Emprega São Paulo criando um usuário e senha, preenchendo posteriormente a ficha de inscrição com todos os dados que são solicitados concorrendo assim às vagas.

Contudo todos os jovens que forem selecionados pelas empresas serão encaminhados para uma entrevista nas empresas contratantes aprovando os Jovens Aprendizes para as vagas disponibilizadas.

Quais os direitos garantidos do Jovem Aprendiz

Assim como os trabalhadores comuns que são contratados aqueles que vão ingressar no mercado pelo programa Jovem Aprendiz também tem todos os seus direitos reservados junto às empresas, já que haverá o vinculo empregatício.

Então os garantidos são: carteira de trabalho assinada, direito a vale-transporte- férias proporcionais, décimo terceiro salário, FGTS, salário equivalente ou maior que um salário mínimo, no máximo seis horas diárias trabalhadas, garantia de todos os direitos trabalhistas e previdenciários, seguro desemprego e no caso dos menores de 18 anos as férias devem coincidir com as férias escolares.

Importância do programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz nas empresas do CIEE 2013

O Centro de Integração Empresa Escola – CIEE promove os programas de empregos e estágios para os estudantes principalmente aos adolescentes e jovens aprendizes, onde podem fazer um cadastro simples e disponibilizar diversas informações pessoais.

Para começar o seu trabalho basta acessar o site do CIEE informando o seu estado e em seguida continuar o procedimento do cadastro, podendo assim ser selecionada por alguma empresa na qual será encaminhada para o mercado de trabalho.

Contudo não perca as oportunidades e faça um cadastro no programa Jovem Aprendiz e aumente as suas chances de ingressar no mercado de trabalho com todos os seus direitos reservados.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!