Por: Fernanda

Importância dos decompositores na natureza

É muito interessante como aos alimentos que jogamos no lixo se decompõe rapidamente, isso acontece debaixo dos nossos olhos e muitas vezes nem ao menos sabemos quem é que faz isso.

Por mais que digamos que bactéria e fungos são ruins, isso nem sempre é verdade, pois são eles os responsáveis por deixar o nosso mundo limpo, através da decomposição, pois imagine que os alimentos e o lixo não de decomposse, como seria o nosso mundo? Seria uma grande sucata.

Mas além das bactérias e os fungos, alguns animais também ajudam a decomposição de restos de animais mortos e alguns alimentos, como é o caso da minhoca, alguns besouros como o escaravelho e até mesmo a ave Urubu.

Somente após a decomposição dos animais ditos acima é que os fungos e as bactérias começam a agir. Portanto os decompositores fazem a reciclagem de materiais orgânicos.

A decomposição é extremamente importante para o funcionamento da natureza e equilíbrio ecológico, fazendo com que o nosso planeta permaneça limpo de certa forma.

Além de tudo isso, a decomposição de animais e vegetais libera no solo uma substância chamada Humo, que faz com que o solo fique mais produtivo, por isso as minhocas são de grande importância nas terras produtivas.

Por isso não podemos desprezar esses animais citados, isso porque eles são de grande importância para a nossa sobrevivência e saúde, sabendo que muitos medicamentos são produzidos através de fungos.

Então a importância da decomposição na natureza é fazer com que o ecossistema permaneça sempre renovado e limpo.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!