Por: Evelin

Formas de fazer faculdades para pessoas de baixa renda

Caso não tenha condições financeiras para pagar uma faculdade de ensino privado pode inscrever-se nos programas de bolsas de estudos.

Agora você não tem mais desculpas para não ingressar em uma universidade privada, pois existem diversas bolsas de estudos e programas de financiamento para facilitar o acesso ao ensino superior.

Muitas pessoas não possuem condições financeiras para pagar as mensalidades de universidades privadas, diante disso podem inscrever-se no PROUNI (Programa Universidade para Todos), pois o programa oferece bolsa integral ou parcial para diversos cursos e faculdades.

Além do PROUNI existem outros programas que permitem as pessoas de baixa renda fazerem faculdade.

Bolsas de estudos

Menina estudando

PROUNI
Prouni 2013
Se está pensando em iniciar um curso superior pode inscrever-se no Programa Universidade Para Todos. No entanto os interessados devem ter um bom desempenho no ENEM para que possa conseguir uma bolsa na universidade desejada. As bolsas serão dadas aos alunos após a análise socioeconômica e exigências do Ministério da Educação (MEC).

Para fazer a inscrição é necessário acessar o site do PROUNI e informar alguns dados pessoais. Vale lembrar que os candidatos podem conseguir descontos integrais e parciais dos cursos.

Escola da Família
Programa Escola da familia
Outra forma de fazer uma faculdade gratuitamente é através do Programa Escola da Família criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No entanto os alunos contemplados com o programa devem prestar serviços aos finais de semana em escolas estaduais. Os estudantes podem desenvolver atividades voltadas à área da saúde, esporte, cultura e trabalho.

Acesse o site do Programa Escola da Família e fique atento ao período de inscrição para Bolsa de Estudo.

FIES
FIES financiamento estudantil
O Financiamento Estudantil proporciona ao aluno a oportunidade de financiar os estudos para que o mesmo realize o pagamento após a conclusão do curso. Os alunos podem financiar parte do valor das parcelas ou mesmo 100% da mensalidade.

Para se inscrever é necessário acessar o site do FIES e ter prestado a prova do ENEM.

Sisu
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma excelente opção aos alunos que pretendem ingressar em uma faculdade de ensino público, porém os interessados devem prestar a prova do ENEM e ter uma boa pontuação. O processo de seleção do SISU acontece duas vezes ao ano e a inscrição pode ser feita gratuitamente através do site do programa. São selecionados para ocupar as vagas nas universidades os alunos com melhor desempenho no ENEM.

PRAVALER
PRAVALER
O PRAVALER permite aos alunos fazer o financiamento das mensalidades da graduação, pós-graduação e também de cursos técnicos. Para cadastrar-se no programa é necessário acessar o site PRAVALER.

Com tantas facilidades você pode escolher a bolsa que mais lhe interessa e fazer o cadastro para conquistar uma das vagas oferecidas.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!