Por: Fabio Brum

FGTS como saber o saldo

O fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS) é um direito de todo o trabalhador que foi demitido sem justa causa, veja como conferir o saldo.

FGTS como saber o saldoFGTS é o fundo de garantia do tempo de serviço, todo o trabalhador que seja registrado e também os temporários, trabalhadores rurais, atletas profissionais, safreiros e avulsos tem o direito ao FGTS, se o empregador quiser o empregado domestico e o diretor não empregado podem ser incluídos no fundo de garantia também.

O fundo de garantia do tempo de serviço foi criado no ano de 1967 pelo Governo federal, ele foi criado para dar uma proteção ao trabalhador que foi demitido sem a justa causa.

O FGTS é constituído de contas que são abertas no nome do trabalhador assim que o empregador efetua o primeiro depósito, o saldo dessa conta é equivalente ao deposito que os empregador faz todo mês, é o valor de 8,0% do salário que o trabalhador recebe e mais a atualização monetária e os juros.

O FGTS é um patrimônio que o trabalhador vai formando, ele pode ser sacado em momentos especiais como quando vai conseguir a casa própria, situações de dificuldade quando a demissão é sem justa causa e doenças.

Você pode consultar o saldo da sua conta do FGTS pela internet mesmo, sem precisar ir até o banco, para isso você deverá o numero do NIS (PIS/PASEP) e o número da senha Internet que foi cadastrada por você que tem a senha cidadão.

Vai aparecer uma tela com o saldo do FGTS e mais alguns outros dados como o Nome do Empregador, Data de Admissão, Data da ultima verificação do saldo e é claro, o próprio saldo.

Se você tem o numero do NIS e a senha Internet você pode conferir o saldo FGTS acessando esse link, basta informar o numero e a senha, bem mais rápido do que se você precisar ir até o banco não é mesmo?



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!