Por: Fernanda

Existe idade máxima para prestar concurso da PM?

Muita pessoa tem o sonho de entrar para a Polícia Militar (PM), porém por alguns fatores ás vezes não é possível, um destes fatores é a idade.

Existe idade máxima para prestar concurso da PMComo o concurso da Polícia Militar é um concurso estadual, a lei para este concurso será a lei que vigora em cada estado, por isso tudo vai depender de um estado para o outro, além disso, será preciso que você conheça a lei de cada cargo específico.

Isso porque na Paraíba a idade para ser um Policial Militar é de 18 á 30 anos, porém para o quadro de oficiais superiores é até 35 anos, isso na Paraíba, mas em outros estados é diferente.

Porém toda esta questão de limite de idade gera muita polêmica, pois limitar a idade é como uma forma de discriminação, sabendo que os concursos podem admitir pessoas de até 70 anos. O que podemos entender é que em cargos da Polícia Militar a pessoa precisa estar com o físico em dia, isso porque os treinamentos são pesados e a rotina de um Policial não é uma das mais tranqüilas.

Sendo assim, acredita-se que após os 30 anos, as pessoas comecem á ter um declínio em sua vida, ou seja, seu metabolismo, raciocínio e reflexos começam a reduzir a partir desta idade, são diferenças mínimas, e é claro que tudo vai depender da vida que a pessoa leva, pois é possível encontrarmos pessoas de 50 anos que são muito mais ativas do que pessoas de 20, mas para generalizar o que vale é a idade cronológica.

Então, antes de tudo é preciso que você confira no edital do processo seletivo do seu estado, verificando se há restrições quanto á idade, caso tenha e você esteja fora do quadro, procure um advogado para que vocês juntos possa verificar o que poderá ser feito, sabendo que a lei não permite a limitação de idade em concursos públicos, porém você precisará ver a lei do seu estado.

Somente assim você poderá fazer ou não o concurso, converse com o advogado e veja com ele se é preciso fazer a inscrição, pois se sabe que os processos são meio demorados, assim você não perderá o prazo de inscrição nem a prova.



1 Comentário Quero Comentar!

  • Leandro Carvalho

    Sou um grande admirador da carreira militar, respeito muito a profissão e
    gostaria muito de um dia poder fazer parte… mas fico muito preocupado com
    relação a esta questão de impor um limite de idade. É obvio que se trata de
    discriminação.

    Acho que eles deveriam ser mais rigorosos nos exames médicos durante o concurso ao invés de simplesmente rejeitar as pessoas pela idade.

    Porque então os policiais não se aposentam quando completam 30 anos já que acima dessa idade não se tem mais condições físicas para exercer a função?

    Eles são tão rigorosos nestes concursos com relação a saúde, onde ate concordo mas dentro da corporação este rigor parece desaparecer. Prova disso é observar pelas ruas nossos policiais, onde não é raro ver alguns bem acima do peso por exemplo. Mas este é outro problema que não vem ao caso.

    Também é muito fácil dizer e colocar como justificativa que apos os 30 “acredita-se
    que as pessoas comecem á ter um declínio em sua vida… ” mas ninguém mostra um estudo onde comprove que 100% dos cidadãos passam por este declínio. Isso mesmo, 100%. No meu entender 100% dos cidadãos devem passar por este declínio para não ser caracterizado discriminação. Isso porque se 0,0001% conseguir passar dos 30 anos com boa saúde, este 0,001% deveria ter o direito de fazer o concurso, do contrario teoricamente estarão proibindo uma cidadão com condições de prestar o concurso.

    E é isso que acontece atualmente. Muitos cidadãos com condições físicas compatíveis com a carreira militar são proibidos de fazer concursos injustamente.

    A solução mais sensata com certeza seria aprimorar os métodos utilizados nos exames médicos realizados durante o concurso. A mesma metodologia aplicada para definir que após os 30 existe um declínio na saúde poderia ser aplicada nos exames e assim seria perfeitamente possível detectar quem realmente tem condição de exercer a função ou não, acabando assim com essa discriminação por idade.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!