Por: Lucimara

Esta ou Está? Como usar?

Esta ou está costumam gerar dúvidas na hora de serem utilizadas. É importante saber qual a melhor hora de usar cada uma delas.

ESTA OU ESTÁ

Esta e está devem ser usadas em situações distintas.

Muitas pessoas têm dúvida com relação à escrita correta de determinadas palavras, por isso é importante estar sempre buscando informações sobre o assunto, pois com o novo acordo ortográfico muitas coisas mudaram.

Entre as dúvidas mais frequentes das pessoas encontra-se o uso do esta ou está, palavras que possuem significados distintos, mas que geram muitas dúvidas nas pessoas que desconhecem informações sobre o uso das duas palavras.

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre como usar o esta ou está e também sobre mais algumas palavras que costumam deixar as pessoas com dúvida na hora de utilizá-las.

Esta ou está? Qual a forma correta de usar?

ESTA OU ESTÁ

Esta

Pronome demonstrativo feminino. Normalmente, usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém.

Possui sílaba tônica “ES” e não há necessidade de acento gráfico, pois se trata de uma paroxítona terminada em “A”.

Exemplos

• Sua obrigação é esta.
• Esta madeira é ótima para a fabricação de móveis.

O esta é utilizado para indicar objetos que estão próximos de quem fala. Caso contrário, é necessário usar outros pronomes demonstrativos femininos, como “essa” ou “aquela”.

Está

Refere-se à flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo (eu estou, tu estás, ele/ela está), ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo “está tu”.

O verbo “estar” indica estado ou condição. Pode sugerir a posição de um ser ou coisa e é neste significado que mais ocorre dúvidas com relação ao uso do pronome “esta”.

Possui sílaba tônica “ta”, palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico.

Exemplos

• Ana Laura está estudando duas horas por dia.
• Onde você está?
• Está tu feliz?

Escrever corretamente

ESTA OU ESTÁ

As pessoas não sabem escrever corretamente as palavras porque acabam não prestando atenção na hora da escrita, já que muitas delas são escritas da maneira como são faladas.

É importante estar sempre vendo informações com relação à escrita correta, assim como também é interessante dar uma olhada na grafia das palavras no dicionário.

Outra causa das pessoas não saberem escrever corretamente é o uso constante da internet, onde as pessoas abreviam boa parte da escrita e não tem o hábito de treinar o vocabulário.

Os principais erros com relação à ortografia podem ser notados quando as pessoas precisam escrever um texto dissertativo, o qual geralmente é cobrado em processos seletivos como concursos e vestibulares.

Para escrever bem é preciso saber a grafia correta das palavras e ler com frequência, pois pessoas que tem o hábito da leitura conhecem mais bem as palavras e sabem como empregá-las da melhor forma.

Ortografia correta das palavras

No vídeo é mostrada a forma correta de escrever algumas palavras. As mostradas no vídeo não aparecem com frequência em nosso dia a dia, por isso costumam gerar dúvidas na hora da escrita.

Veja mais informações sobre o assunto

Como se escreve com certeza ou concerteza?
Dicas para fazer uma boa redação
Dicas de como escrever uma redação dissertativa



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!