Por: Fernanda

Diferença entre hipoglicemia e hiperglicemia

Muitos estão acostumados com os termos hipoglicemia e hiperglicemia, porém é preciso que você saiba as causas e os sintomas de cada um delas.

A Glicemia é a quantidade de açúcar presente no sangue, esta substância serve para manter o nosso organismo funcionando todo o dia, já que é a nossa principal fonte de energia para todas as células do corpo humano, é por isso que a quantidade de açúcar no sangue deve ser mantido controlado.

• Hipoglicemia

Significa uma baixa quantidade de açúcar no sangue, quando a glicemia está abaixo de 60% (podendo variar de pessoa para pessoa), podem ocorrer alguns sintomas de uma reação hipoglicêmica.

Sintomas

Sensação de fome aguda, dificuldade de raciocinar, sensação de fraqueza e cansaço, sudorese excessiva, tremores finos e grosseiros de extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla, confusão que poderá caminhas para perda total de consciência, o coma.

O que favorece o aparecimento da hipoglicemia?

- Erro no uso da medicação, principalmente a dos diabéticos que é a insulina;
- Atraso em se alimentar;
- Muito exercício sem automonitorização e sem alimentos.

O que fazer?

Ofereça á esta pessoa balas, açúcar ou líquidos com duas colheres (sopa) em meio copo de líquido, caso ela não queira colaborar ou esteja inconsciente, você poderá colocar uma lenço entre as arcadas dentárias e introduza duas colheres (café) de açúcar entre a gengiva e o dente e depois massageie por fora.

Como evitar?

- Consuma um lanche antes de dormir, os alimentos mais recomendados para este lanche devem conter carboidratos e proteínas (leite, pão, queijo e presunto, por exemplo;
- Se for diabético, procure sempre manter a monitorização da glicemia, pois ela deve ser ajustada sempre que ficar em torno de 100m/dl;
- Fique atento quanto á sua alimentação e o exercício físico;
- Evite álcool, principalmente quando em jejum.

• Hiperglicemia

Hiperglicemia é o contrário da hipoglicemia, ou seja, é um aumento da glicose no sangue, valores acima de 126 mg em jejum, podem ser suspeitos de diabetes.

Sintomas

Muita sede, muita urina, muita fome porém com emagrecimento, cansaço, pele seca, dor de cabeça podendo evoluir para náuseas e vômitos, sonolência, dificuldade para respirar e hálito parecido com cheiro de maçã.

Quais são as causas?

- Diabetes Mellitus primária ou secundária a outras doenças;
- Muita comida sem nenhuma restrição;
- Pouco exercício;
- Síndrome Metabólica.

O que fazer?

Este não tem muito o que fazer, a melhor coisa é procurar um médico ou serviço de pronto atendimento, para que eles possam fazer os exames, o diagnóstico exato e o tratamento.

Tabela que diferencia os sintomas da Hipoglicemia da Hiperglicemia

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!