Por: Fernanda

Dicas para se preparar para o teste físico da Polícia Federal

Mesmo faltando ainda 3 meses para a prova de aptidão física, é preciso que você vá se preparando para a aprova.

O teste físico faz parte de muitos concursosOs candidatos que forem aprovados pela prova de redação e conhecimentos gerais, agora terão mais uma prova pela frente, a de aptidão física.

Foi no dia 16 de março que abriram as inscrições para o concurso da Polícia Federal. Este conta com 500 vagas para agente e 100 vagas para Papiloscopista.

A prova física será nos dias 23 e 24 de junho, mesmo estando um pouco longe, é de grande importância que você comece a fazer a preparação física, sabendo que esta é muito importante, pois a parte física demora um pouco mais para se adaptar.

Para que se tenha um bom preparo, é preciso que você comece de 3 a 6 meses de antecedência da prova. Além disso, para que você não seja pego de surpresa, esta prova contará com 4 testes, sendo eles:

• Barra fixa;
• Teste de impulsão horizontal;
• Corrida de 12 minutos;
• Natação em percurso de 50m.

Para que você possa fazer a prova física, também será necessário atestado médico original ou autenticado em cartório, com no máximo 15 dias de envio, afirmando que você está apto para praticar atividades físicas.

Para ser aprovado, é preciso que você tenha um desempenho mínimo de 2 pontos em cada teste, onde somando deverá ser no mínimo 12 pontos no conjunto dos testes.

Por isso,  se você não estiver preparado para uma das provas, é preciso que você vá muito bem nas outras para conseguir assim a pontuação.

Nos testes de barra, impulsão horizontal e de natação, o candidato terá duas chances, onde será considerada a melhor marca, mas o candidato terá a opção de não querer realizar a segunda tentativa.

Barra

Podemos considerar este um dos testes mais difíceis, e um dos testes que mais reprovam os candidatos, isso porque é complexo você ter que erguer o peso do seu próprio corpo.

Por isso quando você for treinar a barra fixa, prefira sempre um equipamento de polia alta (pulley) e coloque o máximo de carga nas repetições específica, porém não se esqueça de treinar na barra também.

Para as mulheres pode ser ainda mais complicado, pois é pedido que elas façam a flexão e extensão total dos braços. Por isso o segredo não é só fortalecer os braços e a costa, é preciso treinar muita barra, se possível de manhã, tarde e noite.

Rotina de exercícios

É interessante que você crie uma rotina de exercícios, 30 minutos por dia são suficientes, treinando força e natação em um dia e salto e corrida no outro. Quem começar mais tarde com certeza irá sofrer mais.

Foque nos exercícios da prova, e não malhe somente para a saúde, por isso academia deverá ser feita somente se você tiver tempo.

Cotrate um educador físico (se possível) para te orientar, assim ficará mais fácil o treinamento correto e com acompanhamento, sempre tendo alguém para te orientar em como fazer e mostrar onde você está errando.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!