Por: Fernanda

Dicas para calcular o décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário é um direito de todos os trabalhadores e um dever dos empregadores. Confira como é feito o cálculo para receber o abono.

O décimo terceiro salário é concedido á todos os trabalhadores que possuem carteira de trabalho registrada. O 13º salário foi concedido em 1962 e serve como um pagamento adicional no final do ano que pode ser dividido em duas parcelas.

Estas duas parcelas são geralmente uma em novembro, até o dia 30 e a segunda até o dia 20 de dezembro. É pago pelo empregador para todos os funcionários que estão trabalhando com carteira assinada.

Na primeira parcela não deve ter desconto nenhum, já na segunda será descontado uma porcentagem para o INSS e IRRF. Estas parcelas são calculadas pelos escritórios de contabilidade contratado pelos empregadores.

Décimo terceiro salário

Então para calcular o seu décimo terceiro salário, é interessante que você esteja com um holerite em mãos, lembrando que se você ganha hora extra, adicional de insalubridade ou adicional noturno, o valor que você receberá será maior, porque você receberá um 13º proporcional á médio de salário que você recebeu durante o ano.

Como calcular

O 13º é proporcional ao tempo que você está trabalhando para o empregador, se você trabalha há quatro meses, o valor será em cima destes meses, se é há seis meses será proporcional á seis meses e se for mais de um ano, será proporcional há um ano.

Então neste exemplo, o funcionário recebe R$600,00 e ele trabalha na empresa há 8 meses, então você irá dividir o salário (600) pelos meses do ano (12), que dará um resultado de 50, depois você irá multiplicar pelo tempo que você está trabalhando, que neste caso são 8 meses, então (50×8) dará um valor de R$400,00, este valor será dividido em duas parcelas e uma delas terá o desconto do INSS que é de aproximadamente 8%.

Para facilitar a sua vida, você poderá fazer o cálculo do 13º salário através de uma calculadora online, lembrando que nem o cálculo que ensinamos acima, nem a calculadora calcula os adicionais do seu salário. Para calcular online basta entrar na calculadora da Wikipédia.



1 Comentário Quero Comentar!

  • rissaIRA

    Não percebem que nunca se poderá equiparar uma pessoa física a uma jurídica, ou seja, uma família, que nada tem de lucro pelo trabalho dos domésticos, com uma empresa ou um governo, que, além de lucrar, podem explorar bem mais os servidores???

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!