Por: Miriam Andrade

Densidade demográfica do Brasil

O Brasil é um país populoso, mas não povoado. Isso se torna evidente quando calculamos seu índice de densidade demográfica que é de 22,4 Km².

Densidade demográfica ou simplesmente densidade populacional é a soma total da população de um determinado local. Essa soma varia muito de acordo com a região analisada, por exemplo, quando falamos da densidade de uma cidade levamos em consideração todos seus bairros. Quando falamos de um estado analisados toda as cidades, e quando falamos finalmente de um país analisamos os estados e as cidades envolvidas fazendo uma soma total da população. Hoje vamos analisar os aspectos da Densidade demográfica do Brasil.

população

Em geral o quociente é representado por quilometro quadrado (hab./Km²), o mais interessante desse cálculo é que ele se modifica com o passar dos anos, assim, antes de qualquer coisa é preciso avaliar o crescimento da população para só depois avaliar sua densidade demográfica.

Crescimento populacional do Brasil

Brasil 1872 – 10 milhões de habitantes.
Brasil 1900 – 17 milhões de habitantes.
Brasil 1960 – 70 milhões de habitantes.
Brasil 2000 – 170 milhões de habitantes.
Brasil 2010 – 190 milhões de habitantes.

O crescimento da população do Brasil acontece de forma significativa, mas isso não indica que ele seja bem povoado. Como assim? É simples, quando falamos sobre população citamos um número estipulado de pessoas que vivem em uma determinada região. Apesar dos altos números a densidade demográfica do Brasil ainda é baixa quando comparada a densidade populacional de outros países.

População Absoluta e Densidade Demográfica

Densidade demográfica x Povoamento do país

No Brasil vivem um pouco mais de 190 milhões de pessoas, nosso território conta com pouco mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, assim, a densidade demográfica do país é de 22,4 habitantes por Km². Chegamos a essa conclusão através da seguinte conta.

Densidade demográfica = população / área territorial = 190.000.000 / 8.500.000 = 1.900 / 85 = 22,4 habitantes / Km² .

22 habitantes por Km² é muito pouco se formos pensar no tamanho de nosso país, assim, podemos concluir que o Brasil é populoso, mas não povoado. É interessante que o Japão possui densidade demográfica 15 vezes maior do que o Brasil e sua área territorial é muito menor que a do Brasil.

Estados do Brasil

Densidade por estado

Clique para apliar

A área ocupada no Brasil cresce mais entre litoral e em zonas onde existe mais de 520 quilômetros. Isso explica os acontecimentos durante a colonização do país, onde nessas áreas a presença da economia, da indústria e da agropecuária é grande, enquanto que no interior o foco se centraliza apenas na mineração. É interessante e muito importante ressaltar que no norte do Brasil ainda existem grandes vazios urbanos, pois a densidade demográfica é baixa em comparação com a extensão territorial do país.

Densidade demográfica

Densidade demográfica do Brasil

Censo do IBGE 2010
A maior densidade populacional do Brasil
População em números 

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!