Por: Ana Laura Franzolin

Datas comemorativas de Novembro

Novembro está cheio de dias comemorativos, e para saber quais são elas, confira nossa matéria e descubra qual o dia mais importante para você.

Dia de todos os Santos.

Datas comemorativas de Novembro.

Dia de todos os Santos

A desta do Dia de todos os santos é uma data muito especial para a Igreja Católica, que criou a data para celebrar, em um evento único, todos os santos, conhecidos ou não. Em latim, a festa se chama Festum omnium sanctorum , e é celebrada anualmente em primeiro de novembro.

Dia de Finados

Uma data especial, comemorada sempre em 02 de novembro, e é dedicada a todos os mortos. Foi criada por volta do século V pela Igreja Católica, para que todos os que já morreram pudessem receber orações, até mesmo os mortos que já a muito tempo foram esquecidos. Essa data também foi muito celebrada na Idade Média na Europa, como uma maneira de remanejar os festejos de Halloween, que era considerada uma festividade pagã.

Dia do Cabeleireiro e Dia do Barbeiro

Aos 03 de novembro, os profissionais cabeleireiros comemoram seu dia especial. Na mesma data também se comemora o dia do barbeiro.

Dia do InventorDatas comemorativas de Novembro.

O que seria da nossa população sem as maravilhosas invenções que utilizamos hoje em dia, desde os simples prendedores de roupa até mesmo os mais sofisticados carros e computadores? Cada uma das coisas que existem no mundo moderno, e que não se originaram da evolução natural, foram inventadas por seres humanos, e no dia 04 de novembro então comemoramos o Dia do Inventor.

Dia da Cultura Brasileira

A cultura de nosso país é muito vasta e encanta a todos os que visitam nossas terras, e para celebrá-la, nada melhor que uma data especial, e por isso, em 05 de novembro, comemoramos o Dia da cultura Brasileira.

Dia do Designer

Também em 05 de novembro é comemorada outra data super especial, dedicada aos profissionais que se dedicam a trabalhar arduamente para desenvolver coisas maravilhosas, sejam novos conceitos de moda, objetos de decoração, carros, sites ou qualquer outra coisa! Parabéns aos designers!

Dia do Radialista

Você conhece algum radialista? Se a resposta for sim, lembre-se de parabeniza-lo no dia 07 de Novembro.

Dia Mundial do Urbanismo

08 de Novembro é comemorado o dia do Urbanismo!

Datas comemorativas de Novembro.Dia do Trigo

10 de novembro é uma data especial, principalmente para os produtores desse alimento que está presente em nossa mesa diariamente!

Dia Nacional do Combate a Surdez

Também no dia 10 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate a Surdez, um mal que pode estar prejudicando milhões de pessoas nesse exato momento. E está enganado quem pensa que ficar surdo é algo que só acontece com a idade, o excesso de ruído, em qualquer fase da vida, pode levar a surdez, por isso, cuide de sua saúde, e diminua o volume nos fones de ouvido!

Dia Mundial da gentileza

Aos 13 de novembro é celebrado no mundo uma data especial, principalmente porque ser gentil é algo que não somente melhora a vida dos outros, mas também melhora imensamente a vida de quem pratica a gentileza. Lembremos sempre das sábias palavras do profeta carioca que sempre dizia que “Gentileza gera Gentileza”.

Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro é dia de cuidar da saúde, se você possui ferimentos que demoram muito para cicatrizar, ou se tem vertigens e tonturas ao comer doces e massas, cuidado, pois isso pode ser diabetes. Aproveite essa data para procurar mais informação em um posto ou centro de saúde.

Dia da Proclamação da República

Para os brasileiros, o dia 15 de Novembro é uma data super importante e especial, pois foi nessa data que ocorreu a proclamação da república, que só foi possível depois de um levante político-militar, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Naquela época foi proclamada República Federativa Presidencialista de Governo no Brasil, que acabou destronando Dom Pedro II, que era nosso imperador.Datas comemorativas de Novembro.

O ato acabou com a monarquia constitucional parlamentarista imperial, colocando um fim a soberania de Dom Pedro II. Em seguida a isso, o nome escolhido para o nosso país foi República dos Estados Unidos do Brasil. O fato histórico aconteceu na Praça da Aclamação, que hoje é chamada de Praça da República, e fica no Rio de Janeiro, que naquela época era a capital do Pais.

O golpe que derrubou o imperador foi dado por um grupo de políticos, que se juntou a militares do exército brasileiro. Essas pessoas foram lideradas pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que depois de retirar Dom Pedro II do poder, assumiu a “regência” do país, se tornando então o primeiro presidente do Brasil.

Além dele, também faziam parte do governo provisório o Marechal Floriano Peixoto, que foi intitulado o vice-presidente. Também foram escolhidos sete ministros, sendo eles Aristides Lobo, Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Campos Sales, Rui Barbosa, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, sendo que todos eram membros da Maçonaria brasileira, ou seja, assim como nos Estados Unidos, a Maçonaria teve um papel importantíssimo na implantação da república.

Dia Internacional da Tolerância

Você é tolerante? Caso não seja, uma ótima data para começar a repensar seus conceitos é em 16 de novembro, quando o mundo se une para pedir mais tolerância, em todos os sentidos!

Dia Internacional dos estudantesDia dos estudantes.

Aos 17 de novembro é celebrada a data em honra a quem busca sempre por mais conhecimento, se você é estudante, não se esqueça que somente o conhecimento pode transformar nosso planeta em um lugar melhor!

Dia da Criatividade

Também em 17 de novembro é comemorado outra data especial, celebrando as maravilhas que somente a criatividade pode fazer! Aproveite e exercite sua criatividade!

Dia Mundial da Filosofia

De filósofo e de louco, todo mundo tem um pouco, por isso celebre a Filosofia no dia 18 de novembro!

Datas comemorativas de Novembro.Dia da bandeira

No Brasil, o Dia da Bandeira é comemorado em 19 de novembro, data criada em 1910 por uma comissão governamental, que instituiu a data como comemoração dos 270 anos da Independência do Brasil.

Até 2011 essa data figurava no calendário de feriados nacionais, a partir daquele ano, passou a ser uma data comemorativa, porém sem contar como feriado, ou seja, agora ela é um dia comum.

Dia da consciência Negra

20 de novembro é uma data importante para que todos nós lembremos da importância da população negra em nosso país, que foi um dos últimos a abolir a escravatura. A data em questão foi escolhida por se tratar da data em que morreu um dos maiores líderes negros do Brasil, o famoso Zumbi dos palmares, que lutou contra a escravidão, e morreu em 20 de novembro de 1695.

Dia da Homeopatia

Você sabe o que é homeopatia? Esse método de tratamento de várias doenças é uma das especialidades terapêuticas que mais se desenvolve atualmente. O método surgiu em 1796, e tem como base o uso de medicamentos baseado na lei dos semelhantes. Quase todos os medicamentos homeopáticos são baseados em fórmulas naturalista, que pouco utilizam elementos sintéticos. Seu dia é comemorado em 21 de novembro.

Dia da MúsicaDia da Música.

Em 22 de novembro comemoramos um dos fenômenos artísticos que mais atingem pessoas no mundo inteiro, a música. Essa forma de arte é tão comum, interessante e empolgante por que ela não é estática, como quadros, livros e esculturas, mas tem seu movimento, e retrata não somente o que as pessoas sentem, como também a cultura e maneira de pensar de um povo ou grupo. Parabéns a todos os músicos do mundo!

Dia mundial sem compras

23 de novembro é dia de ficar sem consumir. O Dia Mundial sem Compras foi criado para mostrar como o consumo desenfreado pode ser prejudicial a saúde financeira e até mesmo a saúde mental de qualquer pessoa!

No mundo inteiro, milhares de grupos de “compradores compulsivos” estão sendo criados, simplesmente porque o consumo de algumas pessoas acaba virando uma espécie de doença. Assim como existem pessoas viciadas em substâncias tóxicas, álcool, jogos, entre outras coisas, também existe uma crescente parcela da população que é viciada em comprar.

Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Em 25 de novembro o mundo inteiro se mobiliza em busca de melhores condições de vida para as mulheres, que em pleno século XXI ainda sofrem agressões, ocorrendo quase sempre em casa. Essas agressões são normalmente vindas de homens que teriam como principal função proteger essas mulheres sejam os maridos, namorados ou os próprios pais.

A data é celebrada em todo o planeta, com passeatas e protestos, pedindo punição exemplar a quem pratica qualquer tipo de agressão contra a mulher. No Brasil, se você é mulher, e sofre ou já sofreu agressão, pode ir a qualquer delegacia prestar uma queixa contra o agressor, e será então amparada pela Lei Maria da Penha. Maiores informações sobre isso, podem ser conseguidas lendo mais sobre a Lei Maria da penha.

Dia Nacional do Doador de Sangue

Também em 25 de novembro é celebrado uma data especial, que mostra como a solidariedade pode salvar vidas! Doar sangue é um ato que não traz nenhum tipo de risco à saúde, porém é preciso ter entre 18 e 65 anos, além de pesar mais de 50 quilos.

Para ser doador, basta se dirigir a qualquer Banco de Sangue e se inscrever, além disso, é preciso não ter fumado ou ingerido bebidas alcóolicas em um tempo menor que 24 horas, se tatuado, esperar pelo menos 12 meses até fazer a doação, além de não possuir diabetes ou qualquer doença que possa ser transmitida pelo sangue.

Dia Nacional do Combate ao Câncer

Aos 27 de novembro é uma data para cuidar ainda mais da saúde, aproveitando palestras, encontros, entrevistas e atendimentos que ocorrem para a celebração do Dia Nacional do Combate ao Câncer.

Dia Nacional do Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho

O que seriam de nossos trabalhadores sem os profissionais que cuidam da segurança no trabalho? A data especial para demonstrar todo o respeito e carinho por essas pessoas é 27 de novembro.

Dia de Ação de Graças

Datas comemorativas de novembro.

28 de novembro é dia de dar graças, agradecendo por tudo aquilo que nos é oferecido, a data não é comemorada nem se quer lembrada no Brasil, mas em países como Inglaterra e Estados Unidos, e Canadá, onde a data é um dos mais importantes feriados cristãos.

Neste dia, familiares e amigos se reúnem para agradecer a Deus por tudo aquilo que lhes foi concedido. Geralmente é comum uma ceia, na qual os elementos principais são frutas e um peru assado. Quem assiste muitos filmes e seriados americanos já deve ter percebido como esse feriado é importante. No Brasil, membros da Igreja Presbiteriana também celebram essa data.

Dia Nacional do Evangélico

A Lei 12.328 de 20120, institui a data de 30 de novembro como sendo o Dia do Evangélico.

Dia do Síndico

30 de novembro também é comemorado o dia do síndico, uma data para dar um parabéns especial a quem gerencia condomínios e prédios, para levar mais tranquilidade aos moradores.

Confira Outras datas Comemorativas

Datas comemorativas de Janeiro

Datas comemorativas de Outubro

Datas comemorativas de Dezembro

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

  • Amoravida Televisão

    Reta Final De Amor À Vida

  • mulher se alimentando

    Alimentos Que Fazem Bem Aos Cabelos, Pele E Unhas

  • dicas-poupar-dinheiro

    Dicas Para Poupar Dinheiro Em 2014

  • rastreadores para carros (11) Destaque

    Características Do Novo Up Da Volkswagen

  • labirintite-ilustracao

    O que é Labirintite?

Cadastre-se!

Compartilhe!