Por: Ana Laura Franzolin

Datas comemorativas de Dezembro

O décimo mês do ano é recheado de datas comemorativas, descubra qual é o dia mais especial deste mês para você e comemore!

Datas comemorativas de dezembro.

Dezembro é um dos meses mais queridos do ano, principalmente porque é neste mês que se encontra duas das datas mais comemoradas no mundo, o Natal e o Réveillon, mas não são apenas essas datas comemorativas que estão presentes nesse mês, se você tem curiosidade em saber quais as principais datas comemorativas do mês de dezembro, continue lendo nossa matéria!

Principais datas comemorativas de dezembro

Preparamos uma super matéria, com diversas datas interessantes que são comemoradas no último mês do ano. Se você conhece alguém que tem alguma em comum com essas datas, não deixe de parabenizá-lo no dia especial! São datas que variam entre importantes e curiosas, confira quais são essas datas!

Dia Internacional da Luta Contra a AIDS

Primeiro de dezembro é dia de mobilização mundial contra uma das doenças que mais assustam atualmente, a AIDS. No Brasil, o

Datas comemorativas de dezembro.

primeiro caso de AIDS foi registrado em 1982, dois anos depois, em 1984 eram apenas quatro casos dessa doença. Hoje, 30 anos após o primeiro registro, nosso país registra mais de 500 mil casos, sendo possível existirem pelo menos o dobro de pessoas infectadas, mas que ainda não sabem que possuem a doença.

No mundo inteiro, já são quase um bilhão de infectados, e segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, esse número pode triplicar até 2020. Para que as pessoas saibam mais sobre a doença, uma data comemorativa muito especial foi criada, o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS , que leva mais informação a toda a população mundial.

Se você quer saber mais sobre a doença, ou se deseja fazer um exame para descobriu se você é soro positivo ou não, basta se dirigir a qualquer posto de saúde, em qualquer dia do ano, pois no Brasil o exame do HIV é gratuito a toda população. Para saber mais sobre a doença, tratamentos e formas de prevenção, acesse o Portal do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Dia do Samba

Datas comemorativas de dezembro.

Datas comemorativas de dezembro.

No dia 02 de dezembro acontece uma das datas comemorativas mais importantes da cultura brasileira, pois se trata do Dia do Samba, a música brasileira que mais faz sucesso no mundo! Mas você sabe qual é a origem desta data? Se você gosta de samba, é claro que deve conhecer um dos maiores compositores deste estilo, o saudoso Ary Barroso.

Mas 02 de dezembro não é o dia do seu nascimento ou morte, nem muito menos o dia em que ele gravou sua primeira canção, na verdade essa é a data em que ele visitou a Bahia pela primeira vez, o que foi uma grande festa.

Na ocasião, alguém gritou, hoje é o dia do Samba! Anos mais tarde, um vereador baiano chamado Luís Monteiro da Silva criou em Salvador essa data, que rapidamente correu pelo país, sendo adotada mais tarde coo Dia Nacional do Samba!

 

Dia Nacional das Relações Públicas

Também no dia 02 de dezembro ocorre mais uma das datas comemorativas de dezembro, se tratar do Dia Nacional das relações Públicas.

Dia internacional dos Deficientes

No dia 03 de dezembro é comemorado uma data muito especial, se trata do Dia Internacional dos Deficientes. Se você conhece ou convive com algum deficiente, se lembre de demostrar a ele todo seu carinho, e se você não convive com nenhum deficiente, lembre-se que quando encontrar algum na rua, lembre-se de trata-los como iguais, pois nada é pior do que o preconceito.

Dia Internacional do Voluntariado

Datas comemorativas de dezembro.

Você sabe qual é o quarto poder? Se trata dos voluntariados, que possuem também uma das mais importantes datas comemorativas, que ocorre sempre no dia 05 de dezembro. As pessoas que doam o seu tempo para uma causa, não somente ajudam a sociedade, como também a si próprios.

Hoje em dia é possível encontrar trabalho voluntário de praticamente todas as espécies. Desde aqueles que dedicam seu tempo para cuidar de crianças, animais, idosos, pessoas carentes, até mesmo pessoas que simplesmente se mobilizam para conversar com quem precisa.

Geralmente os voluntários estão ligados a alguma ONG – Organização Não Governamental, e não ganham nada em dinheiro, apenas a satisfação de fazer o bem a quem precisa. Se você sempre teve vontade em ajudar, mas não sabe direito como, a dica é procurar pelas ONGs de sua cidade, fazer doações ou se candidatar e dor um pouco do seu tempo, com certeza essa atitude irá melhorar muito a situação da sua cidade!

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Não há nada pior que a violência, seja ela de qual tipo for, e é por isso que durante o ano existem diversas datas comemorativas pedindo o fim desde mal. Entre essas datas, podemos destacar o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorrem sempre no dia 06 de dezembro.

Dia Internacional da Aviação Civil

Em 07 de dezembro é comemorado o Dia internacional da Aviação Civil, parabéns a todos aqueles que tornam possível, a cada dia, o sonho de voar!

Dia da FamíliaDatas comemorativas de dezembro.

Como você tem tratado sua família? Saiba que no dia 08 de dezembro é o dia de dar uma grande abraço nessas pessoas, que apesar de serem tão diferentes, compartilham laços de sangue e de amor! Parabéns a todas as famílias, e que sempre permaneçam unidas, em momentos difíceis e em momentos felizes!

Dia do Fonoaudiólogo

Um dos profissionais que ajudam crianças, adultos e idosos a conseguirem falar, tendo assim um papel importantíssimo na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, parabéns aos Fonoaudiólogos, que comemoram seu dia em 09 de dezembro.

Dia Internacional contra a Corrupção

Se a ganância é uma doença, a corrupção pode ser considerada uma espécie de câncer social, que dizima as chances de qualquer país em se tornar um lugar melhor para os seus cidadãos. No dia 09 de dezembro também se destaca entre as principais datas comemorativas do mundo, pois se trata do Dia Internacional contra a Corrupção!

Dia do Alcoólico Recuperado

Outra data importante que é comemorada em 09 de dezembro é o Dia do Alcoólico Recuperado, que serve para mostrar o quanto a luta contra as bebidas alcoólicas é difícil, mas com garra, fé e apoio, pode ser facilmente vencida. parabéns a todos aqueles que conseguiram se livrar deste terrível vício, e se você precisa de ajuda, saiba que uma das melhores opções é procurar uma unidade do AA – Alcoólicos Anônimos.

Dia do Palhaço

No dia 10 de dezembro é comemorado o dia de um profissional muito especial, que leva a alegria e o sorriso a vida de milhões de pessoas. parabéns a todos os palhaços!

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Datas comemorativas de dezembro.

Mais uma das datas comemorativas de maior importância que é comemorada no dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi criada em 1950 pela ONU – Organização das nações Unidas, e coincidiu com a criação e adoção da Declaração Universal do Direitos Humanos, que marcou de maneira positiva a forma como as pessoas devem ser tratadas. Para se saber mais e melhor do que se trata a Declaração Universal do Direitos Humanos, acesse o site do Ministério da Justiça e leia todos os artigos que foram colocados nessa lei, que é seguida por todos os países que fazem parte da ONU.

Dia do Arquiteto,Engenheiro e Agrimensor

No dia 11 de dezembro é comemorado o dia de três profissionais importantíssimos, os arquitetos, engenheiros e agrimensores. Parabéns a essas pessoas, que se dedicam a melhorar a vida da população através de projetos arquitetônicos!

Dia do Cego

Outra das datas comemorativas de grande importância, e que é celebrada no dia 13 de dezembro é o Dia do Cego, que já foram considerados inúteis, e hoje possuem cada vez mais espaço na sociedade.

Dia do Marinheiro

Também no dia 13 de dezembro é comemorado o dia do marinheiro, esses profissionais que se dedicam a vida sobre as água, cuidando de nossas fronteiras, ou carregando mercadorias e passageiros entre os mares e oceanos do mundo!

Dia nacional do Ministério Público

Datas comemorativas de dezembro.

Em 14 de dezembro nosso país comemora o Dia do Ministério Público, data criada para demonstrar o quanto esse setor governamental é primordial para o desenvolvimento de nosso pais!

Dia do Jardineiro

Se você gosta de flores e jardins, não se esqueça de parabenizar os jardineiros, principalmente no dia 15 de dezembro, data em que eles comemoram seu dia, e essa é mais uma das datas comemorativas do lindo e quente mês de dezembro!

Dia do teatro Amador

No dia 16 de dezembro, mais uma das datas comemorativas mais importantes é celebrada, e estamos falando do Dia do Teatro Amador, uma arte tão linda, e com tanto adeptos, que fazem do teatro não o seu meio de vida, mas sim sua forma de encantar todos aqueles que presenciam suas peças! Parabéns aos atores de teatro amador!

Dia do Reservista

Também em 16 de dezembro outra das datas comemorativas mais importantes ocorrem, e celebram o Dia do reservista!

Datas comemorativas de dezembro.Dia Internacional do Migrante

O que seria do Brasil sem as pessoas que largaram tudo em seu país de origem e vieram para cá em busca de sonhos? No dia 18 de dezembro é dia de comemorar e parabenizar os migrantes, que com sua garra, determinação e trabalho, ergueram grande parte de nosso pais! Para a comunidade estrangeira, essa é uma das datas comemorativas mais importantes do ano!

Dia do Museólogo

O que você mais gosta nos museus? Lembre-se de aproveitar o dia 18 de dezembro para visitar esses locais repletos de história e cultura, e também de parabenizar o museólogo pelo seu dia!

Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

Uma das datas comemorativas mais importantes para quem vive no Hemisfério Sul ocorre no dia 19 de dezembro, data em que se celebra o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, que ocorreu primeiramente em 1978, em Buenos Aires, sobre a união de países em desenvolvimento para o crescimento de todos.

Dia Internacional da Solidariedade Humana

Dia 20 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Solidariedade Humana, uma data super especial e que serve para nos lembrar o quanto a ação das pessoas pode transformar nosso planeta em um lugar muito melhor. Essa é uma das datas comemorativas internacionais mais importantes do ano.

Dia do Mecânico

Se você sabe e reconhece a importância do mecânico, não deixe de parabenizar esse profissional pelo seu dia, que ocorre sempre aos 20 de dezembro.

Dia do Atleta

Dia 21 de dezembro é dia de parabenizar aqueles que dão seu suor, e as vezes seu sangue pelo esporte. parabéns a todos os atletas!

Dia da Consciência EcológicaDatas comemorativas de dezembro.

Em 22 de dezembro é comemorada mais uma das datas comemorativas mais importantes. Se trata do Dia da Consciência Ecológica, que serve para nos lembrar o quanto estamos judiando de nosso planeta. Se você ainda não parou para pensar no planeta, nada melhor do que utilizar essa data para a conscientização, e também para encontrar novas maneiras e soluções de gerar emprego, renda e avanços tecnológicos sem agredir o planeta.

Dia do Vizinho

No dia 23 de dezembro comemora-se o dia do vizinho.

Dia do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal

Parabéns aos profissionais da saúde que ajudam a manter um sorriso saudável! Sua data é comemorada no dia 24 de dezembro.

Natal

Não podemos deixar de dizer que o Natal está entre as datas comemorativas mais celebradas em todo o planeta, principalmente no Ocidente, onde se concentra o maior número de cristãos. O dia 25 de dezembro é carregado de missas, cultos, celebrações e orações, além de também ser uma data especial para se demonstrar o amor ao próximo e presentear aqueles que amamos.

Datas comemorativas de dezembro.

Segundo a tradição Cristã, o Natal foi escolhido como sendo a data do nascimento de jesus Cristo, e embora existam muitas controvérsias, dizendo que Jesus não nasceu neste dia, a data é tão popular que os que creem nela jamais deixam de comemorá-la. São poucas as religiões cristãs que não comemoram o Natal, entre elas podemos citar os Testemunhas de Jeová, que alegam não ser essa a data exata do nascimento de Jesus cristo.

Geralmente, o natal é comemorado entre familiares e amigos, que se unem em ceias e almoços, trocam presentes, e celebram o nascimento do filho de Deus. Mas mesmo quem não acredita em Deus acaba celebrando o Natal, como uma data na qual as pessoas queridas se unem para firmar ainda mais os laços familiares e de amizade. Ou seja, quando falamos em comemorações fraternais, o natal está entre as datas comemorativas mais importantes do mundo moderno.

Dia da lembrança

Você tem boas ou más lembranças na sua vida? temos certeza de que você deve ter muitas, de ambas, e é por causas dessas lembranças que hoje você é quem é, então nada melhor do que uma data especial, só para poder comemorar o Dia da lembrança, que ocorre em 26 de dezembro.

Dia do Salva-vidas

Em 28 de dezembro comemoramos o dia de um a pessoa super especial, que se dedica a proteger outras pessoas, estamos falando dos salva-vidas.

Dia dos Santos inocentes

Datas comemorativas de dezembro.

No dia 29 de dezembro é comemorado pela Igreja Católica o Dia dos Santos Inocentes. Em algumas regiões do mundo, essa data também pode ser festejada no dia 27 ou 28 de dezembro. A celebração foi criada para homenagear os meninos que foram assassinados no Massacre dos Inocentes, praticado pelo rei Herodes, que queria acabar com qualquer garoto que pudesse vir a se tornar Jesus Cristo.

Esse massacre foi relatado em Mateus 2:16-18: “Herodes, vendo-se iludido pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos que havia em Belem e em todo o seu termo, de dois anos para baixo, conforme o tempo que tinha com precisão indagado dos magos”. Na tradição Cristã, os santos Inocentes foram considerados os primeiros mártires da história.

Dia dos Tolos

Também no dia 29 de novembro é comemorado o dia dos Tolos, sendo que, em alguns países, esse dia [é equivalente ao dia da mentira.

Dia da Sagrada Família

30 de dezembro é mais uma das datas comemorativas mais importantes da tradição católica, pois se trata do Dia da sagrada família, Jesus, maria e José.

Dia de São Silvestre

31 de Dezembro é Dia de São Silvestre, que foi um Para da igreja católica que viveu nasceu em Roma, no ano de 285. Seu papado durou entre 31 de Janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, sendo que 31 de dezembro foi o dia de sua morte. Foi um dos primeiros santos católicos a ser canonizado sem ter sido um mártir. Seu papado foi marcado por uma era de paz na igreja. Em sua homenagem, ocorre anualmente uma das maratonas mais importantes do mundo, a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo.

Réveillon

Datas comemorativas de dezembro.

A palavra Réveillon deriva do verbo francês “réveiller”, que significa despertar, ou seja, a palavra empregada neste sentido sígnica o despertar de um novo ano. A comemoração só passou a ser praticada depois que o Imperador Romano Júlio César decretou que o dia primeiro de janeiro seria o Dia do Ano-Novo, isso ocorreu em 46 antes de Cristo. Porém é preciso ressaltar que somente os países que seguem o calendário gregoriano é que comemoram o ano novo nesta data.

Outros datas que celebram o ano novo que são amplamente conhecidas é o Ano Novo Chinês, que segue o calendário Lunar, e por isso pode ter sua data de comemoração alterada. Por exemplo, em 2011, o Ano novo Chinês foi comemorado em 3 de fevereiro, já em 2012, a comemoração foi em 23 de fevereiro. também existe o Ano Novo Hindu, ou Ano Novo Indiano, que ocorre sempre nos meses de outubro ou novembro, e é chamado de Festa das Luzes ou Diwali, além disso, também podemos citar o ano novo hebraico, comemorados pelos judeus no mês de setembro, que se chama Rosh Hashaná.

Confira Outras datas Comemorativas

Datas comemorativas de Janeiro

Datas comemorativas de Outubro

Datas comemorativas de Novembro



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!