Por: Lucimara

Cores primárias secundárias e terciárias

As cores se dividem em cores primárias, secundárias e terciárias. Veja informações e saiba identificar a qual grupo aquela cor pertence.

As cores primárias, secundárias e terciárias tem uma ciência própria que é chamada de colorimetria, que desenvolve métodos para a quantificação da cor além de estudar a fundo os tons, a saturação e até mesmo a intensidade das cores que são representadas.

O tom da cor é o que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela, etc. Já a saturação mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor. As cores são dividas em quatro grupos: primárias, secundárias, terciárias e neutras.

Ao longo do texto explicaremos um pouco sobre tais grupos para poder entender melhor como são classificados e quais cores pertencem cada um deles.

Cores primárias secundárias e terciárias

Cores primárias

Ilustração com cores primárias

As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul, que  são consideradas as primeiras cores e chamadas de puras por não se originarem de nenhuma mistura. O vermelho é uma cor quente, representa vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre, simboliza o otimismo. Já o azul é uma cor que dá concentração e melhora a mente.

Cores secundárias

Cores secundárias

As cores secundárias são formadas através da mistura de duas cores primárias. Fazem parte deste grupo as seguintes cores: verde, roxo e laranja. Quando misturamos o azul e o amarelo, temos a cor verde. Ao misturarmos o vermelho com o azul, originamos o roxo e o vermelho misturado com o amarelo dá origem à cor laranja.

Cores terciárias

Tabuleiro de xadrez com peças coloridas

As cores terciárias são resultado da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que se originou da mistura do amarelo ou vermelho e preto.

Cores neutras

Esse grupo de cores serve para complementar uma cor desejada. Entre as cores neutras podemos citar o cinza, o branco e o marrom. O branco é luz isenta de cor, já o preto é a ausência de cor e os tons cinzas são a mistura do branco com o preto.

Informações sobre as cores

Neste vídeo você poderá entender melhor sobre as cores primárias, secundárias e terciárias.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!