Por: Fabio Brum

Conheça as doenças que são causadas pelo sol

Conheça algumas doenças que são causadas pela exposição ao sol, veja como é importante passar o protetor e só sair na hora em que o sol não está tão forte.

Conheça as doenças que são causadas pelo sol 1O verão já está chegando e não tem nada mais gostoso do que ficar exposto no sol, ganhar aquela corzinha e tudo mais, porém ficar exposto no sol sem nenhum tipo de proteção é muito perigoso para a nossa saúde.

São várias as conseqüências causadas pela exposição ao sol sem proteção, flacidez, surgimento de rugas e manchas são algumas das conseqüências causadas pelo sol, porém, além dessas manchas os raios ultravioletas são responsáveis por mais uma série de doenças como melasma, melanos solar, fitofotodermatose e queratose, conheça um pouco mais sobre essas doenças.

Melasmas

os melasmas são manchas de sol, elas tem um tom marrom e são provocadas pela exposição do sol, sem proteção, ao longo da vida, melasma é mais comumConheça as doenças que são causadas pelo sol e pode aparecer em qualquer pessoa, tanto homem quanto mulher, porém, as mulheres são as mais atingidas por essa doença, principalmente as grávidas e nas mulheres que precisam de uma reposição hormonal durante o período da menopausa.
Outro fator que influencia não surgimento dos melasmas são os fatores genéticos, pessoas de alguma nacionalidade pode adquirir esse escurecimento com mais facilidade do que de outras nacionalidades, as manchas aparecem nos locais onde tem mais exposição ao sol, como testa e bochecha.
Para evitar é muito simples, só vá para o sol com muita proteção, use protetores solares e boné, o protetor solar deve ser aplicado meia hora antes de ir para o sol e depois deve aplicar de novo a cada duas horas, e só vá para o sol antes das 10horas e depois das 16horas.

Melanose Solar

Conheça as doenças que são causadas pelo sol 2São manchas escuras, marrom ou castanho e com alguns centímetros de largura, surgem principalmente no rosto, no dorso das mãos, colo e ombros, são mais freqüentes em pessoas que tem a pele mais clara, a exposição solar vai causando muitos danos, e esses danos ao longo dos anos vai fazendo um aumento no numero de melanócitos, que são as células que produzem o pigmento responsável por dar cor a pele, ai produz mais melanina e escurece a pele.

FitofotodermatoseConheça as doenças que são causadas pelo sol 3

São bem comuns e são causadas pelo contato da pele com frutas, principalmente as cítricas como o limão, as manchas tem tons castanhos e não coçam e nem ardem, porém, elas podem demorar até um ano para que suma completamente e não existe tratamento especifico para isso, o certo é lavar bem a mão, em água corrente e com sabão, toda vez que pegar alguma fruta cítrica.

Queratose

Conheça as doenças que são causadas pelo sol 4É um ferida áspera e tem a cor vermelha ou meio esbranquiçada e não sara, por isso as pessoas vão até o dermatologista apenas para remover, por uma questão de estética, porém, essa feridinha tem 20% de chance de se tornar um câncer.
Ela é bem áspera e dura, começa pequena e com o tempo vai ficando maior, também aparece em lugares que ficam expostos ao sol, como rosto, colo e braços.

Essas são só algumas das doenças causadas pelo sol, devemos sempre nos proteger e só ir tomar o sol na hora certa para não correr o risco de ganhar manchas na pele e até mesmo uma coisa mais grave.



1 Comentário Quero Comentar!

  • Alvian

    Apesar de o Vitiligo poder oorcrer por hereditariedade, nao e so este fator o responsavel pelo seu surgimento. Trauma psicologico esta entre as causas mais provaveis do desencadeamento da doenca.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!