Por: Fabio Brum

Como tirar segunda via do título de eleitor

A segunda via do título de eleitor pode ser emitida na sua zona eleitoral inscrita. Entenda como tirar a primeira e a segunda via do título.

Um dos documentos que comprovam a importância do cidadão sem dúvida alguma é o título eleitoral onde este documento é indispensável na hora do voto, que através dele escolher os nossos representantes na esperança de um país ou município melhor diante as promessas de cunho eleitoral.

O título de eleitor é obrigatório a todos os cidadãos acima de 18 anos de idade já que partir desta idade o voto é obrigatório, onde as pessoas com idade inferior a 16 anos e superior a 70 tem a opção de votar já que dentro dessas condições ele não é obrigatório aos cidadãos, porem lembre-se da importância dele posteriormente.

Com o título eleitoral em mãos a Justiça Eleitoral do Brasil tem o controle dos cidadãos que tem o direito do voto, onde o documento é impresso no órgão responsável contendo o nome do eleitor, unidade de federação, município, data de nascimento, zona e secção eleitoral que o cidadão deve votar, data da emissão e também o número da inscrição eleitoral.

A segunda via do título de eleitor é direito de todos os cidadãos.

Importância do título de eleitor

Os cidadãos que tem o título de eleitor podem ajudar a escolher o futuro do país, estado e município através do voto onde devemos analisar e pensar muito bem antes de conceder os votos aos nossos futuros representantes para que realmente atendam e se importem com as nossas necessidades.

Lembrando que a partir dos 18 anos de idade o voto é obrigatório e todos devem exercer o seu direito como cidadão, porem nos casos de eleição e que não estiver na cidade de origem você deve procurar um posto eleitoral e justificar o seu voto.

Como tirar a primeira via do título

A partir dos 16 anos de idade os jovens já podem emitir a primeira via do título de eleitor gratuitamente nos cartórios eleitorais da sua cidade ou município mais próximo levando os seguintes documentos:

- Comprovante de quitação do serviço militar (para homens).
– Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).
– Cédula de identidade (RG).
– Documentos que comprovem idade equivalente ou superior a 16 anos.

Com todos esses documentos em mãos o seu título de eleitor é emitido imediatamente e a partir da próxima eleição você já pode exercer o seu papel de cidadão.

Como posso tirar o meu título de eleitor

Onde posso requerer a segunda via do título eleitoral

Segunda via do título eleitoral.

Para algumas pessoas que perderam ou não conseguem localizar o título de eleitor é possível retirar a segunda via, para isso ele deve se dirigir a zona eleitoral na unidade que esta inscrito e requerer a segunda via do documento e para esta solicitação é necessário estar quite com a Justiça Eleitoral

Como posso emitir a segunda via

A segunda via do título de eleitor pode ser emitida em até 10 dias antes da eleição na zona eleitoral onde você estiver inscrito, mas caso esteja fora do seu domicílio eleitoral o requerimento da segunda via deve ser feito ao juiz da zona em que estiver.

Durante a solicitação você deve deixar bem claro e estabelecido se vai receber o novo documento na zona domiciliar que pertence ou naquela que requereu, contudo nesses casos o pedido da segunda via só pode ser recebido em até 60 dias antes da eleição.

Emissão da segunda via do documento eleitoral

Confira os documentos necessários para emitir a segunda via:

- Carteira de identidade.
– Certidão de nascimento (se solteiro).
– Certidão de casamento (se casado).
– O passaporte não é válido como documento de identificação.
– Qualquer outro documento que comprove sua identificação como RG ou CNH.

Diante esses documentos apresentados junto com o requerimento você conseguirá ter a segunda via do título de eleitor, podendo assim exercer os seus direitos logo nas próximas eleições e não se esqueça de que se estiver fora do município ele deve ser justificado.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!