Por: Fabio Brum

Como tirar segunda via do certificado de reservista

A segunda via do certificado de reservista deve ser emita da Junta Militar mais próxima, então consulte os documentos que devem ser levados.

Todos os jovens do sexo masculino que estão prestes a completar 18 anos de idade devem fazer o alistamento militar no exercito brasileiro. Devemos ressaltar que este procedimento é obrigatório a todos os homens,  podendo eles serem dispensados ou não das suas obrigações e se tornar um cidadão pronto para enfrentar todas as situações de confronto.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens, e caso sejam dispensados do serviço militar, vão receber o certificado de dispensa, mas devem cumprir o seu papel ficando a disposição do serviço militar enquanto for selecionado, pois o período de prestação de serviço é de aproximadamente um ano onde.

Normalmente o período de apresentação dos candidatos é entre os meses de julho e outubro de todos os anos, sendo também a época em que são determinadas as datas dos testes médicos e físicos, além de outros, que são realizados para compreender se o jovem está ou não apto a exercer as atividades militares.

Segunda via do certificado de reservista deve ser emitido quando houver perca ou rasura do documento.

Como posso emitir o certificado de reservista

Para você que está prestes há completar 18 anos, basta procurar a Junta de Serviço Militar para obter o certificado de alistamento militar, também é importante dizer que mesmo os estrangeiros naturalizados brasileiros também devem fazer este alistamento.

Brasileiros que vivem fora do país também são obrigados a fazer o alistamento militar, e para isso, devem procurar uma embaixada ou a representação consular mais próxima e servir com sua obrigação militar. Se houver qualquer absoluta incapacidade do cidadão em emitir o certificado o curador ou tutor poderá fazer o documento solicitando a isenção do serviço.

Deficientes físicos e mentais também precisam fazer o alistamento, ocorre que, caso não apresentem as condições necessárias para prestar o serviço militar, eles serão dispensados. Caso os portadores de necessidades especiais não possam ir até uma base da Junta Militar, seus pais ou responsáveis legais podem levar seus documentos a estes locais. Se você deseja mais informações, confira uma matéria contendo tudo sobre o alistamento militar.

Documentos para a primeira via do documento de reservista

Os jovens que vão procurar a Junta do Serviço Militar devem estar munidos dos documentos para que assim possam emitir este certificado, vejam abaixo quais são eles:

- Certidão de nascimento (se solteiro).Certificado de reservista pode ser emitido a segunda via.
– Certidão de casamento (se casado).
– Uma foto3x4 recente com o fundo branco.
– Documentos de identificação (RG, CPF e/ou CNH).
– Certificado de naturalização (no caso de brasileiros naturalizados).

No caso dos brasileiros que vivem fora do país devem procurar a embaixada ou a representação consular mais próxima, portanto os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento (se solteiro).
– Carteira de identidade (RG).
– Uma foto 3×4 recente com o fundo branco.

É necessário pagar para emitir a segunda via do certificado?

Sim. Para que você possa emitir a segunda via do certificado de reservista é necessário ir até a Junta Militar no qual será cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 4,14 a R$ 6,50 que deve ser paga nas agências bancárias ou nos correios.

Campanha para o alistamento militar

Documentos necessários para emitir segunda via do certificado de reservista

Caso você tenha perdido o seu documento é importante providenciar um novo, pois ele é exigido em todas as situações em que deverá comprovar as suas obrigações com o serviço militar. Veja os documentos necessários para tirar a segunda via.

- Cópia gente e verso da carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento.
– Uma foto 3×4 recente sem data e com o fundo branco.
– Cópia da guia de recolhimento referente à multa militar prevista no regulamento.
– Requerimento do interessado dirigido ao Chefe do CSM da área onde reside.

Contudo todos esses requerimentos são feitos pela própria Junta do Serviço Militar e devem ser solicitada pelo próprio reservista, então no caso de dúvida procure o serviço militar mais próximo e se informe quanto a esses documentos e solicitações.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!