Por: Fabio Brum

Como tirar segunda via da carteira de trabalho

A segunda via da carteira de trabalho pode ser emitida gratuitamente nos postos do Poupatempo. Acompanhe como deve ser feito o procedimento.

Ao ser contratado em uma empresa um dos primeiros documentos a serem solicitados é a carteira de trabalho, para que assim o funcionário possa ser registrado garantindo todos os seus direitos como trabalhador evitando problemas futuros devido à falta de registro na carteira de trabalho.

Com a assinatura na carteira de trabalho o funcionário tem outra segurança e confiança no trabalho, pois qualquer incidente ou imprevisto que aconteça ele estará totalmente coberto de suas garantias como celetista (aquele que é regido pela CLT) recebendo todos os direitos como fundo de garantia, seguro desemprego, férias proporcionais e outras.

Entretanto as carteiras de trabalho podem ser emitidas a partir dos 14 anos de idade onde já é permitido o registro do menor desde que seja como “Menor Aprendiz” que também já é contabilizado como tempo de contribuição para a aposentadoria além de adquirir outros benefícios dos funcionários.

Segunda via da certeira de trabalho pode ser emitida gratuitamente pelos trabalhadores.

Importância da carteira de trabalho

A carteira de trabalho é fundamental e indispensável para garantir os direitos trabalhistas dos funcionários de uma empresa, independente do cargo que ocupa. Pois somente através do registro na carteira de trabalho que é possível contabilizar o tempo trabalhado conseguindo a aposentadoria por tempo de serviço.

Como tirar a carteira de trabalho

Como emitir a segunda via da carteira de trabalho

A carteira de trabalho pode ser emitida nos postos móveis do Poupa Tempo e também nas Delegacias Regionais do Trabalho gratuitamente, comparecendo com os seguintes documentos:

- Carteira de identidade (RG).
– Certidão de nascimento (se solteiro).
– Certidão de casamento (se casado).
– 01 foto 3×4 com fundo branco.

Sendo assim com esses documentos você pode emitir a segunda via da carteira de trabalho gratuitamente, lembrando que a nova emissão deve ser feita o quanto antes após o perca ou roubo deste documento tão importante.

Emissão da primeira via da carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é gratuita para todos os brasileiros com idades igual ou superior a 14 anos podendo ser solicitada nos postos fixos ou móveis do Poupatempo, abaixo seguem os documentos necessários para ter a carteira de trabalho em mãos.

- RG (original ou cópia autenticada).Entregando a segunda via carteira de trabalho.
– Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada).
– Certidão de casamento se casado (original ou cópia autenticada).
– Carteira de Identidade Militar (para homens).
– Um foto 3×4 original com o fundo branco.
– Não serão aceitas fotos em mau estado de conservação ou carimbadas.

No entanto, esses são os documentos necessários para emitir a primeira e a segunda via da sua carteira de trabalho na qual é muito importante para contabilizar o seu tempo de serviço, além de constar todas as seus experiências profissionais.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!