Por: Fernanda

Como ocorre a fecundação

A fecundação é um processo que um dia acontece na vida das pessoas. Dentro das mulheres saiba como é.

fecundação passo a passoÉ a união do gameta masculino (espermatozóide) com o gameta feminino (óvulo). A fecundação é o processo onde o espermatozóide encontra o ovócito, isso ocorre na maioria dos mamíferos, quando um macho e uma fêmea se encontram e acasalam.

Esta fecundação ocorre na maioria das vezes na tuba uterina, pois alguns dias após fecundado este zigoto (como é chamado o espermatozóide quando se encontra com o óvulo) ele irá se instalar no útero, onde irá crescer e se alimentar.

Óvulo

O óvulo é o gameta feminino, ele é liberado pela mulher durante aproximadamente 5 dias, porém é no 14º dia após a menstruação que o pico de liberação de óvulo é maior, ou seja, é mais fácil ocorrer a fecundação aqui.

A mulher não produz óvulo, ela já nasce com a quantidade de óvulos que ela vai liberar em toda a sua vida fértil.

O gameta feminino na verdade é seu nome ovócito secundário, porém as pessoas o chamam de óvulo. Este é envolvido por uma estrutura glicoprotéica chamada zona pelúcida e mais uma camada interna rica em nutrientes e que protege o gameta.

Espermatozóide

Também pode ser chamado por esperma (que é um líquido junto com os gametas masculinos), é uma célula masculina reprodutiva capaz de nadar livremente, isso porque ele é ciliado, possuindo uma espécie de rabinho, chamado de flagelo, sendo assim ele é constituído de cabeça, cauda e flagelo.

Ele é produzido diariamente pelos homens, dentro do saco escrotal, por isso os homens podem ter uma vida fértil mais prolongada.

Em uma ejaculação o homem pode liberar até 350 milhões de espermatozóides que vivem em média 24h dentro do trato genital feminino, buscando encontrar o gameta feminino, mas durante este percurso muitos ficam para traz devido ao pH ácido do trato genital feminino.

Assim quando estes dois gametas se encontram, onde proteínas da membrana plasmática do espermatozóide permitem a união entre as membranas dos dois, impedindo que novos espermatozóides se direcionem, assim a cauda do espermatozóide se degenera e o seu cromossomo se condensa ao ovócito após este sofrer meiose.

Depois que este zigoto sofre meiose, apresentando ao final 23 cromossomos maternos e 23 paternos.

Confira o vídeo



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!