Por: Ana Laura Franzolin

Como montar uma ONG

Se você quer saber como montar uma ONG – Organização Não Governamental, confira algumas dicas que poderão lhe ajudar a realizar esse projeto.

Nos dias de hoje, muitas pessoas estão querendo ajudar ao próximo, e para isso, nada melhor que apostar em uma Organização Não Governamental. Mas nem todo mundo sabe como montar uma ONG, e é por isso que decidimos fazer esta matéria, com algumas dicas para que você consiga montar sua ONG sem problemas, e desta forma possa ajudar pessoas carentes, desempregados, animais, crianças, idosos, estudantes, enfim, todos aqueles que você acredita que devem ter um espaço especial!

A principal finalidade de uma ONG é ajudar um grupo. Este grupo pode ser de pessoas, animais ou até mesmo plantas. Existem diversas ONGs no Brasil, entre elas estão ONGs que cuidam de mulheres que sofrem maus tratos, animais de rua, animais em perigo de extinção, das florestas, dos negros, homossexuais, crianças, idosos, ONGs religiosas que querem levar a palavra de Deus às pessoas, ou seja, existem uma infinidade de tipos de ONGs, que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas.

COMO MONTAR UMA ONG.

Como montar uma ONG

A primeira coisa que você precisa para saber como montar uma ONG é um grupo de pessoas disposto a ajudar na sua causa. Essas pessoas podem fazer parte da ONG como voluntários, ajudando nos trabalhos, dando aulas, buscando verbas, entre outras coisas, e também podem fazer parte da diretoria desta organização não governamental. Em uma ONG é preciso ter um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro, um secretário e alguém responsável pelo marketing, ou seja pela divulgação dos trabalhos e serviços prestados pela instituição.

Depois é preciso registrar a sua ONG, este passo pode ser feito em um cartório de registros de pessoa jurídica. Além disso, é importante consultar qual é o setor da prefeitura da sua cidade que é responsável por fazer a vistoria ao local, e também avaliar o trabalho da ONG. Apesar de não ser ligada ao governo, existem diversas leis que devem ser seguidas.

Dicas para fundar uma ONG ambiental

Além dos passos já citados, para que você saiba como montar uma ONG ambiental, é importante que você tenha em mente que será necessário algum conhecimento sobre o ambiente que a ONG irá defender. No caso de ONGs em defesa de rios, matas, árvores, entre outros componentes do meio ambiente de uma cidade, é sempre interessante convidar um biólogo para fazer parte da instituição, visto que ele terá um conhecimento maior sobre a causa defendida.

ONG de proteção aos animais

Para saber como montar uma ONG de proteção aos animais, é interessante convidar veterinários para integrarem a equipe. Além disso, também é necessário ter muito espaço, para que seja possível acomodar os animais que serão resgatados. No caso de ONGs de proteção aos animais ameaçados de extinção, ou seja, animais silvestres, a dica é ter espaço para palestras, bem como biólogos que possam palestrar sobre tais animais, e dizer mais sobre o ambiente em que eles vivem, que deve também ser preservado.

Como ajudar na proteção de crianças carentes

Como montar uma ONG para crianças.

Para crianças é válido ressaltar que você vai precisar de uma grande equipe, que pode ser contratada ou voluntariada, e que vai poder cuidar das crianças, passando atividades, dando aulas, etc. Uma dica muito importante é encontrar um espaço grande para que tais atividades possam ser desenvolvidas.

Como montar uma ONG – vídeo

No vídeo abaixo você confere algumas dicas sobre como montar uma ONG.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!