Por: Fernanda

Como fazer faculdade na Argentina

Muitos brasileiros quando se deparam com as dificuldades de fazer um vestibular e uma faculdade no Brasil, acabam saindo do país para estudar.

Mais de 25 mil brasileiros vão para a Argentina estudar, se tornar um profissional com ensino superior. Isso porque fora daqui as faculdades são mais baratas e para ajudar o custo de vida também é menor.

Na Argentina não existe vestibular, sabendo que cerca de 85% das universidades são públicas. São 103 instituições ao total e a maior parte delas como dissemos são pública.

A maioria destas universidades estão em Buenos Aires. O único problema que muitas pessoas enfrentam é o idioma, isso porque quem fala o famoso portunhol (português com espanhol) pode não se dar bem com os cursos lá, é preciso realmente saber falar a língua deles, o Castelhano.

Para que vocês possam comparar os valores, um curso de desenho gráfico na argentina não custa nada, já em uma universidade do estado de São Paulo este curso pode chegar á R$2.500,00. Por isso é preciso que você escolha bem o curso que você você irá fazer lá.

Muitas pessoas preferem perder um pouco de tempo aprendendo a falar o castelhano, do que passar durante anos fazendo um cursinho para passar no vestibular, sabendo que os cursos particulares no Brasil são muito caros e grande parte da população não tem condições de pagar.

Para se matricular nas universidades fora do país é só ter um documento de identidade e o certificado de conclusão do ensino médio, sendo assim, muito mais fácil se comparando ao Brasil.

Mas de acordo com depoimentos de Brasileiros que já estudaram lá o mais difícil é sair, isso porque o ensino é bem mais puxado. Mas é preciso antes de ir embora você precisa estar sabendo das exigências do governo brasileiro, ou seja, alguns cursos podem não valer o diploma argentino no Brasil, é preciso que o aluno formado em medicina, por exemplo, passe em uma prova aqui no Brasil para poder exercer a sua profissão.

Então encontre uma universidade na Argentina, escolha o curso e depois você precisará apenas se adaptar á algumas exigências daqui para que você possa exercer a sua profissão.



1 Comentário Quero Comentar!

  • Tamires

    Não sabia disso, estou boquiaberta !!
    Muito bom saber disto *___*

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!