Por: Lucimara

Como fazer cupcakes

Você pode fazer cupcakes de vários sabores. Confira no post informações sobre esse bolinho e receitas para você preparar em casa.

Cupcakes decorados com cereja

Os cupcakes possuem uma massa bem fofinha.

Intitulamos como cupcake um pequeno bolo designado para servir apenas uma pessoa, o qual é assado em uma forminha de papel. O bolinho virou febre e vem ganhando espaço nas festas infantis, chás de bebês e casamentos, chegando a substituir os tradicionais bem casados.

Embora os cupcakes já sejam bastante conhecidos aqui no país, ainda existe uma confusão entre o cupcake e o muffin. A diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve quando comparada a do muffin.

A receita do cupcake foi adaptada aqui no Brasil a fim de agradar ao paladar dos brasileiros. Os tradicionais bolinhos americanos são cobertos por um creme amanteigado, já os brasileiros optaram por outras coberturas e recheios.

Cupcake de chocolate

Cupcake de chocolate na forminha

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de água mineral
• 1 xícara (chá) de cacau em pó
• 1 ½ xícara (chá) de manteiga sem sal
• 2 ¼ xícaras (chá) de açúcar
• 4 ovos
• 1 colher (sopa) de baunilha
• 1 xícara (chá) de creme de leite
• 3 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
• 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

1 – Esquente a água no micro-ondas. Nela, dilua o cacau.
2 – Na panela, derreta a manteiga e o açúcar. Depois, leve à batedeira na velocidade máxima por cinco minutos.
3 – Desligue e veja se está frio. Junte um ovo. Ligue, coloque os demais ovos, um a um, até a massa ficar homogênea. Desligue, junte a baunilha e bata.
4 – Despeje a água com cacau e bata de novo. Desligue.
5 – Alternadamente, junte a farinha e o creme de leite.
6 – Mexa com o fuê. Ponha o fermento. Com um pegador de sorvete, coloque 1 1/2 colherada de massa em cada fôrma. Asse os bolinhos por 20 minutos em forno preaquecido a 180º C. Desenforme e deixe secar sobre uma grade fria – pode ser a mesma do forno.

Cupcake com massa vermelha

Cupcake com massa vermelha na forminha

Ingredientes

1 colher (sopa) de vinagre branco
1 xícara (chá) de leite integral
1 1/3 de xícara (chá) de óleo
1 1/3 de xícara (chá) de açúcar
2 ovos
½ colher (chá) de corante vermelho
½ colher (chá) de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
2 colheres (chá) de vinagre branco
1 ½ colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Num recipiente pequeno, misture o vinagre com o leite. Deixe reservado por 20 minutos. Na batedeira em velocidade máxima, jogue o óleo e o açúcar e bata até que fique uma mistura homogênea. Desligue e acrescente um ovo. Depois, ligue e coloque o outro ovo. Certifique-se de tudo estar bem misturado. Desligue, acrescente o corante e volte a bater. Desligue de novo, junte a baunilha e ligue outra vez. Agora, retire a vasilha da batedeira, jogue o cacau e mexa com o fuê. Coloque alternando a mistura de leite com vinagre, a farinha, e vá misturando com o fuê até ficar bem homogêneo. Junte o fermento e o vinagre branco. Volte a mexer. Com um pegador de sorvete, encha 1 1/2 colherada de massa em cada espaço da forma. Em um forno preaquecido a 180º C, leve os bolinhos para assar por mais ou menos 20 minutos. Tire-os da forma e deixe sobre uma grade fria (pode ser a do seu forno) até que estejam bem sequinhos.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...


Pesquise!

Novidades

Cadastre-se!

Compartilhe!