Por: Evelin

Como fazer a transferência de curso pelo Fies

Fazer a transferência de curso pelo Fies é algo muito simples, porém os alunos devem solicitar este pedido no último semestre que estiver estudando.

A transferência de curso pelo Fies só pode ser feita em junho ou dezembro do semestre que está cursando ou que foi suspenso. No entanto o estudante deve ficar atento com as regras para dar início a este processo.

Caso pretenda mudar de curso deve ter em mente que ocorrerá dentro da mesma instituição de ensino, mas se deseja mudar de faculdade você será transferido para outra unidade, porém com o mesmo curso.

Transferência de curso pelo Fies

Logo- Fies

A mudança de curso pode ser feita apenas uma vez na mesma instituição de ensino, mas cabe ao aluno ficar atento, pois só poderá solicitar a mudança de curso do Fies ou de faculdade no último mês do semestre que está estudando.

Os interessados em fazer o financiamento estudantil devem fazer uma pesquisa para verificar quais instituições oferecem o Fies. Além do mais os alunos devem dar preferência aos cursos que são reconhecidos pelo MEC.

Aqueles que contrataram o Fies antes de 14 de janeiro de 2010 podem apresentar o pedido de transferência à Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento.

O cadastro para mudança de curso ou instituição pode ser feita uma vez por semestre. O estudante deve fazer o pedido de transferência de curso ou instituição de ensino superior por meio do Sistema Informatizado do Fies.

Informações sobre o Fies

Estudante pedindo transferência de curso

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) propício para alunos que não tem condições de pagar o valor total de uma faculdade. Você pode financiar o valor total do curso ou com descontos.

Vale lembrar que alunos cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição, que já tenha sido beneficiado pelo Fies, cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% e aqueles que possuírem renda familiar mensal bruta seja superior a 20 salários mínimos, não podem solicitar o financiamento pelo Fies. A taxa de juros do FIES é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Fies como funciona?

No vídeo abaixo você pode entender um pouco melhor como funciona o Fies.



Nenhum Comentário Quero Comentar!

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Comentário

Pesquise!

Cadastre-se!

Compartilhe!